Truta no papelote

/5

APRESENTAÇÃO

Muitas vezes, a simplicidade é sinônimo de sabor, e este é um desses casos: a truta no papelote é um segundo prato de peixe que vai surpreender você pelo seu sabor gostoso e delicado, mesmo sendo muito fácil de preparar! A técnica do papelote, além de reduzir ao mínimo as dificuldades de preparação, soma os benefícios do cozimento a vapor e do cozimento no forno, pois preserva os nutrientes dos alimentos usando uma quantidade mínima de gorduras... enfim, permitirá que você obtenha um prato não só saboroso, mas também nutritivo e saudável, graças também ao recheio de legumes e tomates secos! O que mais pedir, senão ao seu peixeiro para lhe fornecer trutas fresquíssimas já limpas? Uma vez obtido o ingrediente principal, o resto será brincadeira de criança... leve à mesa a sua truta no papelote ainda selada, abra o pacote fumegante e prepare-se para se deliciar com seu aroma!

INGREDIENTES

Ingredientes para as trutas
Truta 900 g - 2 inteiras, já limpas
Azeite virgem extra 20 g -
Para o recheio
Cenouras 50 g
Batatas 80 g
Cebolinha fresca 20 g
Alho 1 dente
Tomates Secos em Óleo 20 g
Azeite virgem extra 20 g -
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a truta no papelote, primeiro corte os legumes que servirão para rechear a truta: lave e descasque as cenouras, depois corte-as ao meio 1 e divida cada metade ao comprido; corte os quartos de cenoura obtidos primeiro em fatias 2 e depois em palitos finos 3.

Agora lave a cebolinha, elimine a base com as raízes 4 e divida-a ao meio 5, depois corte cada metade em palitos finos 6.

Lave e descasque as batatas, e corte-as também primeiro em fatias 7 e depois em palitos da mesma espessura das cenouras 8. Por fim, seque os tomates secos do óleo de conservação e corte-os em tiras 9.

Transfira as cenouras, as batatas e a cebolinha para uma tigela, adicione um dente de alho descascado 10 e tempere com azeite de oliva extravirgem 11, sal e pimenta a gosto; depois adicione os tomates secos, misture bem e deixe descansar para que os legumes absorvam o tempero 12.

Enquanto isso, passe para a preparação do peixe: enxágue as trutas já evisceradas em água corrente fria 13 e seque-as com um pano de cozinha, depois elimine as escamas usando um descamador 14 ou o dorso de uma faca e finalmente corte as barbatanas 15. Para mais informações, consulte a ficha como limpar a truta salmonada.

Coloque as trutas sobre uma folha de papel manteiga e recheie a barriga do peixe com os legumes que você reservou, usando uma colher 16. Transfira as trutas com o papel manteiga para uma folha de papel alumínio 17, tempere com o azeite de oliva extravirgem 18

e feche cuidadosamente o papelote, selando as extremidades tanto do papel alumínio quanto do papel manteiga 19. Posicione os pacotes com as trutas em uma assadeira 20 e asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 35-40 minutos. Após o tempo de cozimento, retire as trutas do forno e sirva-as diretamente no papelote para preservar ao máximo o aroma: sua truta no papelote está pronta para ser apreciada 21!

Conservação

Sirva a truta no papelote imediatamente; se necessário, pode ser conservada na geladeira por no máximo um dia em um recipiente hermeticamente fechado.

Não é recomendada a congelação.

Conselho

Você pode dar mais sabor ao recheio adicionando ervas aromáticas como tomilho ou manjericão. Além disso, você pode adicionar um toque de cor colocando tomates cereja inteiros dentro do papelote!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.