Truta no papelote

- sem glúten
- Sem lactose
- Energía Kcal 297
- Carboidratos g 5.9
- dos quais açúcares g 2.3
- Proteína g 30.3
- Gorduras g 16.9
- das quais gorduras saturadas g 2.97
- Fibra g 1.1
- Colesterol mg 110
- Sódio mg 402
- Dificuldade: Muito fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 40 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
Muitas vezes, a simplicidade é sinônimo de sabor, e este é um desses casos: a truta no papelote é um segundo prato de peixe que vai surpreender você pelo seu sabor gostoso e delicado, mesmo sendo muito fácil de preparar! A técnica do papelote, além de reduzir ao mínimo as dificuldades de preparação, soma os benefícios do cozimento a vapor e do cozimento no forno, pois preserva os nutrientes dos alimentos usando uma quantidade mínima de gorduras... enfim, permitirá que você obtenha um prato não só saboroso, mas também nutritivo e saudável, graças também ao recheio de legumes e tomates secos! O que mais pedir, senão ao seu peixeiro para lhe fornecer trutas fresquíssimas já limpas? Uma vez obtido o ingrediente principal, o resto será brincadeira de criança... leve à mesa a sua truta no papelote ainda selada, abra o pacote fumegante e prepare-se para se deliciar com seu aroma!
INGREDIENTES
- Ingredientes para as trutas
- Truta 900 g - 2 inteiras, já limpas
- Azeite virgem extra 20 g -
- Para o recheio
- Cenouras 50 g
- Batatas 80 g
- Cebolinha fresca 20 g
- Alho 1 dente
- Tomates Secos em Óleo 20 g
- Azeite virgem extra 20 g -
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
Preparo

Para preparar a truta no papelote, primeiro corte os legumes que servirão para rechear a truta: lave e descasque as cenouras, depois corte-as ao meio 1 e divida cada metade ao comprido; corte os quartos de cenoura obtidos primeiro em fatias 2 e depois em palitos finos 3.

Agora lave a cebolinha, elimine a base com as raízes 4 e divida-a ao meio 5, depois corte cada metade em palitos finos 6.

Lave e descasque as batatas, e corte-as também primeiro em fatias 7 e depois em palitos da mesma espessura das cenouras 8. Por fim, seque os tomates secos do óleo de conservação e corte-os em tiras 9.

Transfira as cenouras, as batatas e a cebolinha para uma tigela, adicione um dente de alho descascado 10 e tempere com azeite de oliva extravirgem 11, sal e pimenta a gosto; depois adicione os tomates secos, misture bem e deixe descansar para que os legumes absorvam o tempero 12.

Enquanto isso, passe para a preparação do peixe: enxágue as trutas já evisceradas em água corrente fria 13 e seque-as com um pano de cozinha, depois elimine as escamas usando um descamador 14 ou o dorso de uma faca e finalmente corte as barbatanas 15. Para mais informações, consulte a ficha como limpar a truta salmonada.

Coloque as trutas sobre uma folha de papel manteiga e recheie a barriga do peixe com os legumes que você reservou, usando uma colher 16. Transfira as trutas com o papel manteiga para uma folha de papel alumínio 17, tempere com o azeite de oliva extravirgem 18

e feche cuidadosamente o papelote, selando as extremidades tanto do papel alumínio quanto do papel manteiga 19. Posicione os pacotes com as trutas em uma assadeira 20 e asse em forno estático pré-aquecido a 180° por 35-40 minutos. Após o tempo de cozimento, retire as trutas do forno e sirva-as diretamente no papelote para preservar ao máximo o aroma: sua truta no papelote está pronta para ser apreciada 21!