Truta salmonada à laranja

/5

APRESENTAÇÃO

A truta salmonada à laranja é um prato de peixe delicado e muito refinado, para preparar em uma ocasião especial, como um jantar a dois durante o Dia dos Namorados, ou um jantar formal.
A combinação original entre truta salmonada e laranja é uma forma diferente e saborosa de cozinhar a truta, considerada um peixe não muito refinado; com esta receita, porém, o resultado será um prato saboroso e peculiar, de efeito visual muito elegante e cativante.
Além disso, com o fundo de cozimento da truta à laranja, você poderá preparar um delicioso molho de acompanhamento que resulta no toque a mais de um prato absolutamente a experimentar!

Aqui está outra ideia refinada e gourmet para cozinhar este peixe: Truta salmonada na crosta de pistache.

INGREDIENTES
Creme de leite fresco líquido 4 colheres - cerca de
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Salsa 1 colher - para picar
suco de laranja 1
Manteiga 15 g
Truta salmão 800 g - 2 de

Preparo

Para preparar a truta salmonada à laranja, comece limpando as trutas: faça um corte ao longo do comprimento do peixe na parte inferior e remova as vísceras, depois lave bem em água corrente e seque (1-2). Polvilhe a carne da truta com sal 3 e

tempere com a salsinha picada e um pedaço de manteiga 4. Pegue então uma assadeira e unte-a com óleo 5. Coloque sobre ela as duas trutas salmonadas recheadas e tempere com sal e pimenta também do lado de fora 6.

Asse as duas trutas no forno a 180° por cerca de meia hora: durante o cozimento, você deve de vez em quando mover a assadeira para descolar o peixe do fundo (sem tocá-lo) e regar com o líquido liberado durante o cozimento 7. Cinco minutos antes de terminar o cozimento, esprema o suco de uma laranja 8 e regue as trutas com ele 9. Conclua o cozimento no forno e, uma vez prontas, retire as trutas e coloque-as em um prato de servir.

Recolha o fundo de cozimento das trutas em uma panela pequena 10 e adicione algumas colheres de sopa de creme de leite 11. Reduza o molho em fogo bem baixo por alguns minutos, ajuste o sal, se necessário, e, uma vez pronto, coloque em uma molheira. Sirva sua truta salmonada à laranja junto com o molho de acompanhamento!

Conservação

A truta salmonada à laranja pode ser conservada na geladeira, bem fechada em um recipiente hermético, por 1 dia.

Dica

Se você quiser deixar o molho de acompanhamento mais espesso, adicione uma colher de sopa de farinha dissolvida em um pouco de água.

Você pode decorar o prato de servir com uma laranja, removendo a casca e a membrana branca da fruta, e cortando-a em fatias finas que serão divididas pela metade e dispostas ao longo de toda a borda do prato. Além disso, você pode obter da casca da fruta, usando um utensílio específico chamado rigalimoni ou zesteur, filamentos muito aromáticos e visualmente muito elegantes, para colocar sobre o peixe como enfeite.

Curiosidade

A truta salmonada deve seu nome à cor particularmente rosada de sua carne, que lembra a do salmão; a cor rosada depende do que a truta se alimenta, especialmente crustáceos ou farinhas deles, e nas criações, dá-se muita importância à sua dieta justamente para obter essa coloração particular.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.