Vegan shepherd's pie

/5

APRESENTAÇÃO

O shepherd’s pie é um prato de origem camponesa típico da cozinha anglo-saxônica, uma torta de carne e batatas caracterizada por uma crosta crocante e um recheio macio e suculento. Cada família tem sua variação, mas a que propomos hoje é pensada para quem optou por seguir uma dieta livre de derivados animais: vegan shepherd’s pie! Nada de cordeiro ou bovino, portanto, mas feijões e verduras em abundância para um prato tão saboroso quanto nutritivo; para enriquecer o purê de batatas, utilizamos apenas aromas mantendo assim intacta a característica distintiva do prato, em versão mais leve. Ideal como prato único, o vegan shepherd’s pie é também uma excelente solução para um almoço de Páscoa alternativo!

Procura outras ideias veganas para o menu de Páscoa? Experimente a torta colomba vegana.

INGREDIENTES
Batatas 1 kg
Feijão branco seco 400 g
Tomates datterini descascados 350 g
Friggitelli 250 g
Cebolinha fresca 180 g
Aipo 150 g - com as folhas
Cenouras 150 g
Água 400 g
Louro 3 folhas
Orégano quanto baste - fresco
Noz-moscada quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar o vegan shepherd’s pie, primeiro coloque os feijões secos de molho por cerca de 12 horas, depois despeje-os em uma panela com bastante água 1, adicione as folhas de louro 2 e cozinhe por pelo menos 2 horas 3. Os feijões devem ficar cozidos, mas não desmanchando.

Cozinhe também as batatas por cerca de 30-40 minutos, dependendo do tamanho delas 4. Enquanto isso, prepare o restante dos ingredientes: elimine a extremidade superior dos pimentões e remova as sementes internas 5, depois corte-os em pedaços 6.

Limpe e corte em pedaços também as cebolinhas 7, as cenouras 8 e o aipo, com todas as suas folhas 9.

Despeje as cebolinhas em uma frigideira grande com um fio de óleo 10 e deixe murchar por alguns minutos, depois adicione as cenouras 11 e os pimentões 12.

Adicione também o aipo 13, misture e refogue em fogo médio por um par de minutos, depois despeje os tomates pelados 14 e os 400 g de água 15.

Salpique sal, pimenta 16 e adicione os feijões, que você já escorreu 17. Tampe e cozinhe em fogo baixo por pelo menos 20 minutos 18.

Enquanto isso, as batatas estarão cozidas, então amasse-as em uma tigela grande 19 e tempere com óleo 20 e noz-moscada 21.

Adicione também sal 22 e pimenta e misture para obter um purê homogêneo 23. Após o tempo de cozimento dos legumes, aromatize com as folhinhas de orégano fresco 24.

Agora despeje a mistura de legumes e feijões em uma assadeira com diâmetro de 23 cm na base e 28 cm na superfície 25, depois cubra tudo com o purê de batatas 26. Distribua o purê uniformemente com as mãos, cobrindo bem também as bordas 27.

Risque a superfície com os dentes de um garfo 28 e regue com um fio de óleo 29. Asse em forno estático pré-aquecido a 200º por cerca de 40 minutos ou até ficar bem dourado na superfície. Uma vez cozido, retire do forno e deixe esfriar o vegan shepherd’s pie por 10-15 minutos antes de servir 30!

Conservação

O vegan shepherd’s pie pode ser conservado na geladeira por 2-3 dias, em um recipiente hermético. Você pode preparar a torta no dia anterior e assar antes de servir. Não é recomendado congelar.

Dica

Substitua livremente os feijões brancos por outras variedades que você tenha disponível! Como alternativa aos pimentões, você pode usar pimentões verdes.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.