Lasanha vegana

/5

APRESENTAÇÃO

O almoço de domingo é um momento sagrado para muitos italianos. Amigos e parentes se reúnem em torno de uma mesa farta para passar juntos o tempo livre, enquanto as avós começam a cozinhar desde cedo para garantir que tudo esteja pronto e perfeito para a hora do almoço. A lasanha é um dos pratos que não pode faltar nesse dia e, para dar a todos a oportunidade de apreciá-la, hoje preparamos as lasanhas veganas! Várias camadas de massa, feitas sem ovos e com farinha integral, se intercalam com um rico ragù à base de lentilhas e um bechamel sem lactose e sem derivados animais, mas cremoso como a versão clássica. Recomendamos que experimentem e garantimos que não sentirão falta de nenhum ingrediente; a lasanha vegana agradará a todos e será uma novidade interessante! Para finalizar um almoço vegano com doçura, também recomendamos as tartelletes feitas com manteiga vegana!

Procurando outros pratos principais veganos? Experimente nossos Bucatini cremosos com abobrinha e hortelã ou as Pennette allo zafferano vegane. Para uma ideia de acompanhamento, aqui está Tofu com pimentões, fácil e rápido!

INGREDIENTES

Ingredientes para o ragù
Lentilhas secas 330 g
Polpa de tomate 550 g
Água 550 g
Azeite virgem extra 20 g
Aipo 40 g
Cebolas douradas 50 g
Cenouras 50 g
Alecrim 2 raminhos
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o bechamel
Leite de arroz 1 l
Farinha tipo 00 100 g
Margarina vegetal 100 g
Sal fino quanto baste
Noz-moscada quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para a massa
farinha integral 200 g
Água 145 g
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra 5 g

Preparação

Para preparar as lasanhas veganas, comece a fazer a massa da folha. Coloque sobre uma superfície a farinha integral, formando um monte. Adicione uma pitada de sal 1, o óleo 2, e comece a amassar adicionando a água aos poucos 3.

Continue trabalhando a massa 4 até obter uma massa lisa e homogênea 5. Neste ponto, envolva-a em filme plástico 6 e deixe descansar por uma hora à temperatura ambiente.

Enquanto isso, prepare o ragù de lentilhas. Limpe e pique finamente as cenouras, o aipo e a cebola 7; em seguida, coloque-os em uma panela junto com o óleo 8 e deixe dourar em fogo médio por cerca de dez minutos. Quando estiverem bem dourados, adicione as lentilhas secas previamente enxaguadas 9.

Adicione também o alecrim picado 10, o molho de tomate 11, a água e misture tudo 12.

Cubra com uma tampa 13 e deixe cozinhar por 60 minutos. Somente quando as lentilhas estiverem cozidas, adicione sal e pimenta a gosto 14; misture novamente 15 e o ragù de lentilhas estará pronto.

Assim que a massa tiver descansado, pegue a massa e divida em vários pedaços usando uma espátula 16. Usando uma máquina de macarrão, estenda a massa na espessura mais larga 17 até a penúltima 18, para obter uma massa com cerca de 3-4 mm de espessura. Como alternativa, você pode usar um rolo de massa.

Coloque a folha de massa sobre uma superfície levemente enfarinhada e corte-a para obter retângulos do tamanho certo da assadeira. No nosso caso, os retângulos de massa tinham uma dimensão de 16x12 cm 19. Uma vez obtidos os retângulos, coloque-os em bandejas onde você terá colocado panos limpos 20. Deixe a massa secar levemente e, enquanto isso, prepare o bechamel. Coloque o leite de arroz em uma panela, adicione a noz-moscada 21 e leve-o quase à fervura.

Em outra panela, adicione a margarina 22 e deixe derreter suavemente. Quando estiver completamente derretida, adicione a farinha aos poucos 23 e misture rapidamente para obter uma mistura sem grumos. Deixe dourar suavemente, depois adicione o leite quente aos poucos 24.

Ajuste o sal e a pimenta 25, então continue cozinhando até que seu bechamel esteja espesso 26. Coloque uma panela cheia de água no fogo, salgada a gosto, que será usada para o cozimento da massa. Pegue uma assadeira de 30x20 cm e coloque uma camada de ragù na base 27.

Assim que a água começar a ferver, mergulhe cada retângulo de massa 28 e cozinhe por cerca de 1 minuto. Usando uma escumadeira, retire bem da água de cozimento 29 e coloque sobre o ragù 30. Continue assim até cobrir toda a superfície.

Adicione também uma camada de bechamel 31 e cubra com mais ragù 32. Continue assim, até terminar a massa 33.

Cubra com uma camada abundante de ragù e algumas colheres de bechamel 34 aqui e ali 35. Asse em forno estático a 200° por 40 minutos, depois retire do forno e aguarde cerca de dez minutos antes de servir 36.

Conservação

A lasanha vegana pode ser conservada na geladeira por 1-2 dias. Você pode preparar o ragù de lentilhas com um dia de antecedência. Se preferir, também a lasanha pode ser preparada com um dia de antecedência, basta armazená-la na geladeira e assá-la antes de servir. Se você usou todos os ingredientes frescos, pode congelá-la, basta deixá-la descongelar na geladeira antes de assar!

Conselho

Escaldar ou não escaldar os retângulos de massa? Sendo uma massa fresca sem ovos, escaldando e formando as camadas, o resultado será muito macio. Você também pode cozinhar a massa fresca vegana sem escaldá-la, formando diretamente as camadas de lasanha, obviamente, neste caso, as camadas serão mais consistentes, mas você poderá perceber mais o sabor da farinha.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.