Zeppole sem glúten

- Energía Kcal 239
- Carboidratos g 31.4
- dos quais açúcares g 16.1
- Proteína g 5.9
- Gorduras g 9.9
- das quais gorduras saturadas g 5.05
- Fibra g 9
- Colesterol mg 215
- Sódio mg 41
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 15 min
- Tempo de cozimento: 40 min
- Rende: 8 pedaços
- Custo: Baixo
- Notas + o tempo de resfriamento do creme de confeiteiro (cerca de 2 h)
APRESENTAÇÃO
Seu pai é intolerante ao glúten e você nunca sabe que doce preparar no dia do seu aniversário? Hoje queremos ajudá-lo a surpreender com a receita das zeppole sem glúten! Optamos por assar no forno para obter um resultado mais leve e delicado. Vazias por dentro, assim como as clássicas zeppole de São José, e recheadas com muito creme de confeiteiro! Além disso, assim como na receita tradicional, não pode faltar a amarena e uma chuva de açúcar de confeiteiro para completar o doce. Uma versão diferente que não fará ninguém sentir falta da original, neste dia para passar junto com a sua família!
Para um recheio diferente, inspire-se nas nossas zeppole com café ou descubra como fazer as zeppole na fritadeira a ar!
INGREDIENTES
- Ingredientes para 8 zeppole
- Farinha de arroz sem glúten 50 g
- Farinha de tremoço 35 g
- Amido de milho sem glúten 35 g
- Ovos 110 g - (cerca de 2 médias) em temperatura ambiente
- Gemas 1
- Água 150 g
- Manteiga 40 g
- Sal fino 1 pitada
- para o creme de confeiteiro
- Leite inteiro 250 g
- Açúcar 65 g
- Gemas 60 g - (cerca de 3)
- Amido de milho sem glúten 30 g
- Fava de baunilha 1
- para decorar
- Cerejas em calda quanto baste
- Açúcar de confeiteiro sem glúten quanto baste
Preparo

Para preparar as zeppole sem glúten, a primeira coisa a fazer é preparar o creme de confeiteiro. Em uma panela, despeje o leite, as sementes da fava de baunilha e a própria fava 1. Leve para quase ferver. Enquanto isso, em outra tigela, adicione as gemas e o açúcar 2. Misture rapidamente com um batedor, depois adicione também o amido de milho 3 e misture novamente com o batedor até obter uma mistura lisa e sem grumos.

Assim que o leite estiver quase fervendo, despeje uma parte na mistura de gemas 4 e misture para temperar. Depois, despeje tudo de volta na panela 5 e leve de volta ao fogo. Misture com um batedor por alguns minutos 6.

Quando você tiver obtido um creme liso e sem grumos 7, transfira-o para um recipiente baixo e largo e cubra com filme plástico em contato 8. Coloque na geladeira para esfriar por 2 horas. Enquanto isso, prepare a massa choux. Despeje em uma panela a água 9,

a manteiga 10 e uma pitada de sal 11. Quando a mistura estiver fervendo, retire do fogo e adicione a farinha de arroz 12.

Adicione também o amido de milho 13 e a farinha de tremoço 14. Misture bem com uma colher de pau 15 até incorporar todos os ingredientes.

Leve de volta ao fogo e, sempre mexendo, cozinhe a mistura por cerca de 1 minuto 16. Transfira para a tigela de uma batedeira equipada com pá e ligue a máquina. Adicione um ovo 17 e espere que seja bem absorvido antes de adicionar o segundo. Quando este também estiver bem absorvido, adicione também a gema 18.

Continue batendo até obter uma massa elástica e macia, depois transfira para um saco de confeitar com bico de estrela de 13 mm 19. Forme as zeppole em uma assadeira forrada com papel manteiga, criando círculos de 8 cm de diâmetro 20; com essas quantidades, você deve obter 8. Asse em forno ventilado pré-aquecido a 200° por cerca de 25-30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar 21.

Quando o creme estiver bem frio, misture-o por alguns instantes com um batedor e transfira para um saco de confeitar com bico liso de 10 mm. Recheie as zeppole já frias, pressionando o creme no centro 22, decore com as cerejas em calda e o açúcar de confeiteiro 23. Sirva suas zeppole sem glúten, ou guarde na geladeira até esse momento 24.