Bignè sem glúten

/5

APRESENTAÇÃO

Os bignès sem glúten são uma base perfeita para criar uma sobremesa adequada também para celíacos. Utilizando uma mistura de farinhas, conseguimos obter uma consistência muito semelhante à original: os bignès ficarão ocos por dentro e estarão prontos para receber o seu recheio preferido! Você pode recheá-los com um creme de confeiteiro clássico ou de chocolate, sempre feito com amido de milho, ou usá-los para compor uma das sobremesas mais clássicas: os profiteroles! Esta massa choux tem um sabor muito neutro, então, omitindo o granulado de açúcar na superfície, você pode usar os bignès também para uma versão salgada! Enfim, os usos são realmente muitos, você só precisa preparar os bignès sem glúten e escolher a sua variante preferida! 

INGREDIENTES

Ingredientes para 32 bignès
Farinha de arroz sem glúten 45 g
Farinha de tremoço 30 g
Amido de milho sem glúten 30 g
Ovos 110 g - em temperatura ambiente (cerca de 2)
Gemas 15 g - (cerca de 1 médio)
Água 150 g
Manteiga 40 g
Sal fino 1 pitada
para decorar
Açúcar granulado quanto baste

Preparação

Para preparar os bignès sem glúten, como primeiro passo, faça a massa choux. Despeje em uma panela a água, a manteiga 1 e uma pitada de sal 2. Leve tudo para ferver, depois retire do fogo e adicione a farinha de arroz 3.

Adicione também o amido de milho 4 e a farinha de tremoço 5. Misture bem com uma colher de pau 6 até incorporar todos os ingredientes.

Leve de volta ao fogo e, sempre mexendo, cozinhe a mistura por cerca de 1 minuto 7. Transfira para a tigela de uma batedeira planetária equipada com pá e ligue a máquina. Adicione um ovo 8 e espere que seja bem absorvido antes de adicionar o segundo 9

Quando este também estiver bem absorvido, adicione a gema 10. Continue trabalhando até obter uma massa elástica e macia, depois transfira para um saco de confeitar com bico liso de 10 mm 11. Forme os bignès em uma assadeira forrada com papel manteiga; você deve fazer montinhos de 3-4 cm, espaçando-os entre si. 

Polvilhe a superfície com o granulado de açúcar 13 e asse em forno ventilado a 200°C por cerca de 25-30 minutos. Depois, retire os bignès sem glúten do forno 14 e deixe esfriar antes de recheá-los 15

Conservação

A massa choux crua deve ser usada imediatamente; não é possível prepará-la com antecedência. Os bignès assados podem ser conservados por cerca de 1 semana em uma lata, de preferência perfurada. Como alternativa, é possível congelá-los por cerca de 1 mês.

Conselho

Em vez do granulado de açúcar, você pode decorar os bignès com granulado de frutas secas. Com esta massa, você pode fazer eclairs, zeppole ou outras formas. 

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.