Zuppa gallurese

/5

APRESENTAÇÃO

Panadas, Malloreddus ao Pecorino e culurgionis são alguns dos pratos mais conhecidos da culinária sarda. Mas quem como nós ama explorar tradições antigas e rurais, em busca de receitas de sabores simples e rústicos, provavelmente já conhece a zuppa gallurese, um prato rico e saboroso, que não decepcionou nossas expectativas. Também chamada de suppa cuata (ou seja, sopa escondida, para indicar as várias camadas de que é composta), esta sopa tem origens que se perdem na noite dos tempos, provavelmente nos chega da Idade Média, época em que o termo “sopa” indicava todas as preparações que incluíam pão embebido em caldos saborosos. Pão, queijo e caldo de ovelha são os poucos e simples ingredientes que expressam o espírito humilde e campestre desta preparação. O seu sabor intenso, o recheio derretido e a crosta dourada tornam-na um perfeito e atual comfort food, para saborear nos dias frios de inverno e dar a si mesmo um mimo saboroso.

INGREDIENTES
Ingredientes para uma assadeira de 20x20 cm
Pão duro 270 g - de sêmola
Queijo pecorino sardo 260 g
Casizolu 325 g
Caldo de carne 1 l - de carneiro e cordeiro
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar a zuppa gallurese, a primeira coisa a fazer é preparar um bom Caldo de carne com sabor marcante à base de cordeiro e ovelha. Corte o queijo Casizolu ao meio 1 e rale-o 2, faça o mesmo com o pecorino 3 e coloque os queijos em uma tigela.

Pimenta 4, misture 5 e reserve. Corte o pão em fatias de cerca de 1 cm de espessura 6.

Em seguida, pegue uma assadeira de borda alta que meça cerca de 20x20 cm e coloque no fundo as fatias de pão, de forma a não deixar espaços vazios 7. Agora distribua uma camada de queijos ralados por cima 8, cobrindo totalmente as fatias 9.

Continue com outra camada de pão 10, uma de queijo e depois mais pão. Você deve fazer 4 camadas no total. Na última camada de pão, despeje o caldo de carne em fio 11, furando o pão com os dentes do garfo para que o líquido seja melhor absorvido. Com as costas de uma colher, pressione o pão na superfície para umedecê-lo bem 12.

Espere alguns minutos para que o caldo seja bem absorvido, depois distribua o restante do queijo por cima 13, cobrindo completamente 14. Tempere com mais uma pitada de pimenta e asse em forno pré-aquecido a 200° por 30 minutos, ou até que uma crosta dourada se forme na superfície. Ao final do cozimento, retire do forno, deixe descansar por alguns minutos e depois sirva a zuppa gallurese bem quente 15.

Conservação

A zuppa gallurese pode ser conservada na geladeira por 1-2 dias. A congelação não é recomendada.

Conselho

O Casizolu é um queijo de leite de vaca de massa filada típico da Sardenha, se não conseguir encontrá-lo, pode usar em alternativa o caciocavallo ou a provola.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.