Malloreddus ao Pecorino

/5

APRESENTAÇÃO

A culinária sarda é feita de receitas simples, principalmente de origem pastoral, como exemplo temos os malloreddus com pecorino, em sardo "a casu furriau", que junto com os malloreddus alla campidanese representam os dois pratos principais mais característicos da Sardenha. Os malloreddus, também conhecidos como gnocchetti sardi, têm a forma de uma pequena concha estriada que tem uma função bem específica: coletar bastante molho para que o sabor seja apreciado a cada garfada. A execução da receita requer um ingrediente indispensável: o pecorino sardo fresco, um queijo DOP de origem ovina cujo sabor é suave e aromático, conferindo cremosidade e intensidade a este prato muito saboroso! Para completar a mesa em homenagem à maravilhosa terra Sarda, no clima pascal você pode preparar as deliciosas pardulas para servir como sobremesa!

INGREDIENTES
Nhoque da Sardenha 320 g
Açafrão ⅛ g
Queijo pecorino sardo 350 g - fresco
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar os malloreddus com Pecorino, comece colocando a massa na água fervente e salgada, cozinhando de acordo com os tempos de cozimento indicados na embalagem 1. Enquanto isso, prepare o molho ralando o pecorino sardo fresco 2 e depois coloque-o em banho-maria, adicionando também um pouco da água de cozimento da massa para amolecer o queijo 3, tomando cuidado para que a panela contendo o queijo não toque a água da panela inferior, senão queimará. Lembre-se de que o banho-maria deve sempre ser feito em fogo baixo.

Misture com um batedor 4 e assim você obterá um creme liso e sem grumos; depois adicione o açafrão em pó 5 e misture bem, mexendo com a espátula: dessa forma, você terá certeza de que o pó se mistura bem com o queijo 6.

Escorra a massa 8 e passe-a diretamente na frigideira com o molho, para não escorrer muita água 8: assim o queijo ficará mais macio. Depois de misturar, adicione a pimenta preta moída (ou moída na hora, se preferir) 9 e deixe ganhar sabor por alguns instantes.

Assim que os gnocchetti estiverem impregnados do molho, sirva no prato e rale um pouco mais de queijo para decorar. Sirva imediatamente e ainda bem quentes os malloreddus com pecorino!

Conservação

Consuma os malloreddus com pecorino assim que prontos, pois o molho endurece rapidamente. Não é recomendado congelar.

Conselho

A Sardenha brilha neste prato, para quem quiser torná-lo ainda mais sardo, pode adicionar algumas tiras de presunto ou de salame locais.

Curiosidade

A massa utilizada para obter os malloreddus é trabalhada até se tornar uma massa sem rugosidade, à qual é dada a forma de bastão fino, cortado em pequenos pedaços que, ao serem rolados no fundo de um cesto (ciuliri), assumem a forma oval de uma concha vazia, caracterizada nas costas por relevos paralelos.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.