Pancotto do Gargano
- Muito fácil
- 1 h 10 min
- Kcal 241
Um prato não é apenas uma lista de ingredientes, modo de prepará-los e tempos de cozimento. Às vezes, um prato é uma história, uma memória. E torna-se uma receita que reconforta, que aquece corações e revigora almas. Como no caso da acquacotta, a antiga sopa da tradição toscana que fala de camponeses, carvoeiros, pastores e lenhadores da Maremma em um tempo em que a fome aguçava o engenho e as sopas eram a única refeição que se podia permitir após o trabalho árduo. Um prato de sorte que se enriquecia com o que havia disponível e que a estação oferecia: tomates, aipo, cebolas, ervas selvagens, queijo local para dar sabor e depois um belo ovo para dar substância, mergulhado na sopa recém-preparada para que pudesse cozinhar no caldo quente... uma sopa simples mas ao mesmo tempo rica em nutrientes, como a Sopa do camponês ou a Zuppa alla Pavese, típica de outra região do nosso belo país. Algumas fatias de pão amanhecido torrado completam o prato, tornando-o ainda mais rico. A acquacotta, cozida para Giallozafferano por Valeria Piccini, é uma iguaria simplesmente boa, genuína e saborosa que mantém vivos os sabores de outrora, rústicos e sinceros.
Para preparar a acqua cotta, como primeiro passo prepare o Caldo de legumes e mantenha-o aquecido. Comece descascando as cebolas 1, depois corte-as ao meio 2 e fatie-as finamente 3.
Transfira-as para uma tigela e passe para o aipo. Primeiro, lave-o bem, depois corte em fatias finas tanto os talos 4 quanto as folhas 5. Despeje o óleo em uma panela 6,
acenda o fogo e adicione as cebolas e o aipo 7. Adicione a água 8 e acrescente o sal 9.
Misture com uma colher de pau 10 e deixe cozinhar até que a água tenha evaporado completamente. Depois, você pode adicionar os tomates pelados 11 e, usando a colher, esmagá-los delicadamente para quebrá-los 12.
Misture tudo 13, adicione o caldo de legumes quente 14, misture novamente e cozinhe por cerca de 40 minutos, eventualmente cobrindo com uma tampa 15 e mexendo de vez em quando.
Quando o óleo subir à superfície, adicione algumas folhas de manjericão e as quebre diretamente na panela 16. Disponha-as, espaçando-as entre si. Ajuste o sal 17 e cubra com uma tampa 18.
Deixe as gemas ficarem opacas, levará cerca de 4-5 minutos 19. Enquanto isso, quebre uma fatia fina de pão toscano amanhecido em cada cocotte. Você pode quebrá-lo com as mãos e dispor de forma a forrar o fundo 20. Adicione o pecorino ralado por cima 21
e com uma concha, adicione também a sopa, certificando-se de pegar um ovo para cada cocotte 22. Decore com um fio de azeite cru, uma folha de manjericão 23 e sirva a sua sopa 24.