Acquacotta

/5

APRESENTAÇÃO

Um prato não é apenas uma lista de ingredientes, modo de prepará-los e tempos de cozimento. Às vezes, um prato é uma história, uma memória. E torna-se uma receita que reconforta, que aquece corações e revigora almas. Como no caso da acquacotta, a antiga sopa da tradição toscana que fala de camponeses, carvoeiros, pastores e lenhadores da Maremma em um tempo em que a fome aguçava o engenho e as sopas eram a única refeição que se podia permitir após o trabalho árduo. Um prato de sorte que se enriquecia com o que havia disponível e que a estação oferecia: tomates, aipo, cebolas, ervas selvagens, queijo local para dar sabor e depois um belo ovo para dar substância, mergulhado na sopa recém-preparada para que pudesse cozinhar no caldo quente... uma sopa simples mas ao mesmo tempo rica em nutrientes, como a Sopa do camponês ou a Zuppa alla Pavese, típica de outra região do nosso belo país. Algumas fatias de pão amanhecido torrado completam o prato, tornando-o ainda mais rico. A acquacotta, cozida para Giallozafferano por Valeria Piccini, é uma iguaria simplesmente boa, genuína e saborosa que mantém vivos os sabores de outrora, rústicos e sinceros.

INGREDIENTES

Cebolas douradas 700 g
Aipo 200 g
Tomates pelados 800 g
Azeite virgem extra 120 g
Água 200 g
Caldo de legumes 500 g
Sal fino quanto baste
Manjericão quanto baste
Ovos 4
para servir
Pão toscano 4 fatias - dormido
Queijo pecorino 50 g
Azeite virgem extra quanto baste
Manjericão quanto baste

Preparação

Para preparar a acqua cotta, como primeiro passo prepare o Caldo de legumes e mantenha-o aquecido. Comece descascando as cebolas 1, depois corte-as ao meio 2 e fatie-as finamente 3

Transfira-as para uma tigela e passe para o aipo. Primeiro, lave-o bem, depois corte em fatias finas tanto os talos 4 quanto as folhas 5. Despeje o óleo em uma panela 6

acenda o fogo e adicione as cebolas e o aipo 7. Adicione a água 8 e acrescente o sal 9

Misture com uma colher de pau 10 e deixe cozinhar até que a água tenha evaporado completamente. Depois, você pode adicionar os tomates pelados 11 e, usando a colher, esmagá-los delicadamente para quebrá-los 12.

Misture tudo 13, adicione o caldo de legumes quente 14, misture novamente e cozinhe por cerca de 40 minutos, eventualmente cobrindo com uma tampa 15 e mexendo de vez em quando. 

Quando o óleo subir à superfície, adicione algumas folhas de manjericão e as quebre diretamente na panela 16. Disponha-as, espaçando-as entre si. Ajuste o sal 17 e cubra com uma tampa 18

Deixe as gemas ficarem opacas, levará cerca de 4-5 minutos 19. Enquanto isso, quebre uma fatia fina de pão toscano amanhecido em cada cocotte. Você pode quebrá-lo com as mãos e dispor de forma a forrar o fundo 20. Adicione o pecorino ralado por cima 21

e com uma concha, adicione também a sopa, certificando-se de pegar um ovo para cada cocotte 22. Decore com um fio de azeite cru, uma folha de manjericão 23 e sirva a sua sopa 24.  

Conservação

A acqua cotta pode ser guardada na geladeira por 2-3 dias. Recomendamos adicionar os ovos apenas no último momento. 

Conselho

Você não precisará remover os fios do aipo porque, graças ao longo cozimento, eles não serão detectáveis no prato final. 

Ao adicionar água aos vegetais, o resultado não será um refogado. A cebola perderá sua agressividade e ficará mais digerível, mas ainda assim manterá o sabor intacto. 

Se preferir, você pode adicionar uma pitada de pimenta malagueta, após adicionar a água, no momento de cozinhar o aipo e as cebolas. 

Quando a estação permitir, você pode usar, em vez dos pelados, tomates bem maduros escaldados em água fervente e sem pele. 

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.