Amuse-bouche de polenta e vieira

/5

APRESENTAÇÃO

Um dos aspectos mais característicos da cozinha francesa é a importância de saber apresentar um prato e, ainda mais, de abrir o apetite antes dos grandes pratos. Por isso, nossos primos inventaram o amuse-bouche, uma espécie de pré-entrada servida gratuitamente aos clientes nos restaurantes e geralmente preparada conforme a criatividade do chef. Mas, criatividade à parte, a única regra que deve respeitar é que seja uma porção pequena e, de preferência, que possa ser consumida em uma só mordida. Portanto, com a criatividade da nossa cozinha, hoje apresentamos a vocês o amuse-bouche de polenta e vieira.
Trata-se de um prelúdio perfeito para um jantar chique ou simplesmente uma maneira charmosa de receber seus convidados enquanto degustam uma taça de espumante! Graças à base de polenta grelhada e decorada com a vieira e cubinhos de maçã caramelizada com brandy, vai te fazer brilhar. Uma joia de pura elegância e sabor que você não pode deixar passar: corra para a cozinha e descubra o amuse-bouche de polenta e vieira!

Não perca também a receita de Vieiras com bacon e creme de castanhas, perfeita para as festas!

INGREDIENTES

Farinha de milho integral para polenta instantânea 110 g
Vieiras 240 g - (8 moluscos)
Maçãs Vovó Smith 400 g - (cerca de 2)
Água 430 g
Conhaque 50 g
Açúcar mascavo 10 g
Azeite virgem extra 60 g
Sal fino quanto baste
Pimenta branca quanto baste
para decorar
Hortelã quanto baste

Preparo

Para preparar o amuse-bouche de polenta e vieira, comece imediatamente despejando 5 g de óleo em uma assadeira com diâmetro de 28x20cm e reserve-a 1. Enquanto isso, coloque uma panela com água no fogo. Quando ferver, adicione sal e cerca de 10 g de óleo 2, depois despeje a farinha instantânea para polenta enquanto mexe vigorosamente com um batedor (ou uma colher de pau) para não formar grumos 3.

Continue mexendo continuamente por 8 minutos, assim obterá uma polenta consistente e seca 4. Depois, transfira a polenta para a bandeja e nivele-a com uma espátula até atingir a espessura de 0,5 cm, sem espalhá-la por toda a superfície 5. Cubra com filme plástico e deixe esfriar na geladeira por 20 minutos 6.

Enquanto isso, cuide das maçãs. Corte-as em 4 partes e retire o miolo 7, obtenha pedaços de cerca de dois centímetros e coloque-os em um recipiente 8. Aqueça 20 g de óleo em uma frigideira e então adicione as maçãs 9.

Tempere com sal e pimenta e cozinhe por 3-4 minutos em fogo alto, flambe com o brandy e deixe evaporar (cuidado com a possível chama!) 10. Adicione o açúcar mascavo e deixe caramelizar por alguns minutos 11; neste ponto, as maçãs estarão prontas, portanto, cubra com a tampa e reserve 12.

Retome a polenta e, com a ajuda de um cortador de biscoitos com diâmetro de 6,5 cm 13, obtenha 8 discos 14. Aqueça uma grelha e regue com 10 g de óleo 15,

em seguida, coloque os discos e cozinhe-os por 3-4 minutos de um lado 16; vire-os e continue o cozimento por outros 3-4 minutos 17; ao final do cozimento, coloque os discos de lado 18.

Finalmente, cozinhe também as vieiras. Aqueça uma frigideira com o óleo restante e adicione os moluscos deixando-os cozinhar por 2 minutos de cada lado em fogo médio-alto 19, ajuste o sal e a pimenta branca 20 e mexa frequentemente para não grudar 21.

Por fim, passe para a montagem: disponha os discos de polenta sobre uma tábua, posicione as vieiras 22 e depois as maçãs 23. Finalmente, decore seus amuse-bouche de polenta com folhas de hortelã e você está pronto para impressionar os convidados 24!

Conservação

É recomendável o consumo imediato, mas pode ser conservado por 24 horas em um recipiente hermético.

Você pode preparar a polenta com antecedência e depois preparar o restante dos ingredientes na hora.

Conselho

Como tornar o amuse-bouche de polenta e vieira mais especial? Experimente usar ingredientes mais requintados como o sal negro e a pimenta rosa: darão um belo efeito cromático e tornarão o prato final mais saboroso!
Os pedaços de polenta são ótimos petiscos: passe-os no ovo e depois na farinha de rosca e, finalmente, frite em óleo quente!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.