Angelica salgada com cerveja

/5

APRESENTAÇÃO

A angelica salgada com cerveja é uma deliciosa trança de massa com um recheio muito saboroso e de efeito visual.
A receita é inspirada no clássico Torta angelica, um doce de massa trançada recheado com passas e laranja cristalizada.
Nossa versão salgada do tradicional doce apresenta uma massa especial preparada com cerveja que é enriquecida com tomates secos, azeitonas, feta e salame, mas recomendamos que você experimente também a Angelica com abobrinha!
Corte a torta angelica com cerveja em fatias e sirva como um petisco saboroso ou para um jantar de buffet.

INGREDIENTES

Ingredientes para o fermento
Farinha Manitoba 135 g
Água 75 g - morna
Fermento biológico seco 3 g
Malte 1 colherinha
Para a massa
Cerveja loira 150 g
Farinha Manitoba 400 g
Manteiga 120 g - macio
Parmigiano Reggiano DOP 75 g - para ralar
Gemas 3
Sal fino 5 g
Para o recheio
Tomates secos 100 g
Salame 150 g
Feta 100 g
Azeitonas verdes 50 g - sem caroço
Azeitonas pretas 50 g - sem caroço
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar a angelica salgada com cerveja, primeiro prepare o fermento: coloque o fermento biológico seco (alternativamente, você pode usar 12 g de fermento biológico fresco) na água morna e mexa com uma colher de chá até dissolver 1; em seguida, adicione o malte de cevada (ou açúcar) 2 e, sempre mexendo, deixe dissolver. Em uma tigela, coloque a farinha previamente peneirada, adicione a mistura de fermento biológico e malte 3 e misture todos os ingredientes até incorporá-los.

Transfira a massa para uma superfície e comece a amassar até formar uma bola lisa e homogênea, que será o seu fermento 4. Coloque o fermento em uma tigela e cubra com filme plástico 5 e deixe levedar por uma hora em forno desligado com a luz acesa até dobrar de volume 6.

Em uma tigela, bata os ovos junto com a cerveja 7, depois adicione o Parmesão 8, o sal e misture tudo. Pegue uma batedeira com o gancho em forma de folha, coloque a farinha peneirada dentro, transfira a mistura de ovos para a batedeira 9 (se você não tiver uma batedeira, coloque os ingredientes em uma tigela e amasse à mão).

Misture com o gancho até que todos os ingredientes estejam combinados 10. Retire o gancho e coloque o gancho de massa, então comece a adicionar a manteiga em pedaços à temperatura ambiente, pouco a pouco, deixando a massa absorvê-la 11. Continue amassando até que a manteiga esteja completamente incorporada e a massa esteja homogênea 12.

Neste ponto, adicione à massa o fermento 13 um pedaço de cada vez e continue a amassar com o gancho até que o fermento esteja totalmente incorporado. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e trabalhe-a 14 até obter uma bola lisa e homogênea. Coloque a massa em uma tigela e cubra-a com filme plástico 15; deixe levedar em forno desligado com luz acesa por 2 horas

até que a massa tenha dobrado de volume 16. Agora, prepare o recheio da angelica: corte as azeitonas verdes e pretas em rodelas, corte o salame e o feta em cubos regulares e corte os tomates secos em pedaços 17. Pegue a massa levedada e estenda-a com um rolo até uma espessura de meio centímetro, tentando obter uma folha retangular 18.

Pincele a folha obtida com azeite de oliva extra virgem 19 e espalhe os ingredientes que você cortou anteriormente: salame, azeitonas pretas, azeitonas verdes, tomates secos e feta 20. Comece a enrolar a folha pelo lado mais longo, tentando apertar o máximo possível para não deixar o recheio escapar 21.

Enrole até obter um rolo 22. Corte o rolo ao meio com uma faca de lâmina fina 23 e enfarinhada (para não grudar na massa) e, em seguida, separe as duas partes e entrelace-as, tomando cuidado para manter o lado cortado para cima, de modo que as seções e o recheio fiquem visíveis 24.

Forme uma coroa com a trança e una as duas extremidades sobrepondo-as 25, coloque a angelica em uma assadeira forrada com papel manteiga 26 e deixe levedar por 30 minutos em forno desligado com a luz acesa até dobrar de volume. Após os 30 minutos, asse a angelica em forno estático pré-aquecido a 180°C por 35 minutos (ou em forno ventilado a 160°C por 25 minutos). Quando a superfície estiver dourada, retire a angelica salgada com cerveja do forno 27 e deixe-a esfriar um pouco antes de servir.

Conservação

Conserve a angelica salgada com cerveja por no máximo 2-3 dias sob uma cúpula de vidro ou fechada em um recipiente hermético. Você pode congelar a angelica já assada, porcionada para facilitar o descongelamento.

Conselho

Você pode variar o recheio de acordo com o seu gosto. Por exemplo, você pode fazer uma angelica salgada com cerveja totalmente vegetariana, usando verduras salteadas como abobrinha, pimentão e berinjela.
Além disso, é possível variar o queijo utilizado: no lugar do feta, você pode adicionar provolone, muçarela ou qualquer outro queijo não muito curado.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.