Bacalhau à Braz
- Energía Kcal 801
- Carboidratos g 29.5
- dos quais açúcares g 11.9
- Proteína g 44
- Gorduras g 56.33
- das quais gorduras saturadas g 13.56
- Fibra g 3.1
- Colesterol mg 302
- Sódio mg 4544
- Dificuldade: Médio
- Tempo de preparação: 20 min
- Tempo de cozimento: 20 min
- Porção: 4
- Custo: Médio
- Notas + o tempo de dessalga do bacalhau
APRESENTAÇÃO
O bacalhau é um alimento muito versátil e amado, difundido em todas as cozinhas do mundo, como em Portugal que possui mais de 300 receitas à base de bacalhau: diz-se até que existem 365 receitas, uma para cada dia do ano.
Entre todas escolhemos o prato nacional mais conhecido e apreciado: o bacalhau à Braz, que leva o nome de seu inventor, o sr. Bras, que amava assinar com o "z" final como na antiga grafia portuguesa. Este prato é uma fusão de sabores e aromas que dão vida a um prato de sabor único e especial: tenros pedaços de bacalhau temperados com cebolas macias e batatas fritas crocantes, tudo envolto em um creme à base de ovos.
Descubra os sabores de Portugal começando pelo bacalhau à Braz, um prato único e substancioso, e se quiser terminar com doçura, prepare também os típicos Pastéis de nata, ou seja, as famosas tortinhas de creme.
Se você ama este peixe, experimente também a receita de Bacalhau assado!
INGREDIENTES
- Bacalhau salgado 400 g - sob sal
- Batatas 500 g
- Leite inteiro 600 ml
- Cebolas brancas 3
- Azeitonas pretas quanto baste - sem caroço
- Ovos 4
- Alho 1 dente
- Salsa 1 raminho
- Azeite virgem extra quanto baste
- Sal fino quanto baste
- Pimenta preta quanto baste
- para fritar
- Óleo de amendoim quanto baste
Preparação
Para realizar o bacalhau à Braz, comece dessalgando o bacalhau: coloque-o em água fria por cerca de 24 horas, tomando cuidado para trocar a água 3-4 vezes 1, a última imersão faça com leite que além de amaciar o peixe, irá adoçá-lo 2. Se usar bacalhau já demolhado, deixe-o por uma hora de molho no leite. Após o tempo indicado, escorra o bacalhau 3, retire a pele e as espinhas (para facilitar esta operação, mergulhe o peixe por alguns minutos em água quente).
Desfie o bacalhau com as mãos 4 e reserve a polpa. Lave, descasque as batatas e depois corte-as primeiro em fatias 5 e depois em palitos finos de 3 mm 6.
Coloque as batatas em uma tigela cheia de água fria para não escurecer 7. Pique o alho e fatie finamente as cebolas brancas 8, coloque-as junto com o alho em uma frigideira com óleo e cozinhe em fogo bem baixo 9 por pelo menos 10-15 minutos, devem ficar cremosas e não devem ganhar cor; se necessário, adicione uma colher de água quente.
Enquanto isso, escorra as batatas e seque-as em um pano de prato 10, depois frite-as em óleo abundante de sementes, garantindo que o óleo mantenha uma temperatura de 170°-180° 11. Cozinhe as batatas poucas de cada vez por poucos minutos, depois escorra-as 12.
Deixe-as secar em uma bandeja coberta com papel absorvente 13 e mantenha-as aquecidas. Enquanto isso, as cebolas terão terminado de cozinhar e estarão macias 14, adicione o bacalhau em pedaços 15 e cozinhe por alguns minutos.
Enquanto isso, à parte, bata os ovos com sal e pimenta (16-17). Adicione as batatas fritas na frigideira com o bacalhau 18, misture com uma colher e desligue o fogo.
Adicione também os ovos batidos 19 e misture novamente com uma colher de pau 20 para incorporar bem os ovos, que devem permanecer cremosos (como alternativa, você pode transferir a mistura para uma tigela e depois adicionar os ovos, assim eles não vão endurecer). Decore com as azeitonas pretas 21;
por último, pique finamente a salsa 22 e adicione para temperar o bacalhau 23. O bacalhau à Braz está pronto, sirva-o imediatamente e saboreie-o bem quente 24.