Bacalhau batido com iogurte e batatas roxas

/5

APRESENTAÇÃO

Uma receita perfeita para impressionar seus convidados com um petisco crocante, cremoso e colorido! Bacalhau batido com iogurte e batatas roxas. Filés tenros de bacalhau, batatas roxas que conferem uma coloração delicada e iogurte natural cremoso para dar vida a uma mistura macia e saborosa, perfeita para tostas de pão caseiro. Prepare suas papilas gustativas para o bacalhau batido com iogurte e batatas roxas, o petisco perfeito para abrir as festividades de um delicioso jantar à base de peixe!

INGREDIENTES
Bacalhau 400 g - fresco
Iogurte natural natural 120 g
Batatas roxas 200 g
Casca de limão 1
Azeite virgem extra 60 g
Sal fino quanto baste
Tomilho quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Pão caseiro 4 fatias
Manteiga 40 g - amolecido
Alho 1 dente

Preparação

Para preparar o bacalhau batido com iogurte e batatas roxas, você pode usar filés de bacalhau fresco para ferver até que fiquem brancos e macios, o que levará cerca de 10 minutos a partir da fervura 1; você pode, alternativamente, usar os congelados, procedendo da mesma forma. Coloque as batatas em água fria e cozinhe por cerca de 15 minutos a partir da fervura. Escorra e descasque-as com cuidado para não se queimar 3.

Em um processador, coloque o bacalhau e as batatas roxas descascadas cortadas em pedaços grosseiros 4, adicione também as raspas de limão raladas (reserve uma pequena parte para a decoração final) 5 e o azeite de oliva extravirgem 6.

Adicione pimenta a gosto 7, ajuste o sal 8 e comece a processar tudo 9.

Continue processando enquanto adiciona o iogurte natural 10, até obter um creme liso e aerado. Adicione as folhinhas de tomilho 11. Transfira a mistura para um saco de confeitar com bico serrilhado 12 e deixe descansar na geladeira por pelo menos 10-15 minutos.

Corte 4 fatias de pão caseiro 13, depois pegue a manteiga amolecida em temperatura ambiente e trabalhe-a até virar um creme homogêneo em uma tigelinha. Adicione o alho descascado e picado 14, e misture 15.

Espalhe a manteiga de alho nas fatias de pão 16, depois coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga 17 e toste as fatias em forno estático pré-aquecido a 200° por cerca de 17 minutos, até que estejam bem douradas 18.

Sirva sua espuma de bacalhau batido com iogurte e batatas roxas sobre as tostas de pão 19, polvilhe com raspas de limão 20 e adicione algumas folhinhas de tomilho 21.

Conservação

Você pode conservar o bacalhau batido dentro do saco de confeitar por 1 dia na geladeira.

Não é recomendada a congelamento.

Conselho

No lugar do tomilho, pode-se adicionar hortelã fresca. Uma ideia de reaproveitamento alternativo para este prato é formar rosetas para assar no forno a 200 graus por cerca de 20 minutos, criando assim uma releitura da "batata duchesse".

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.