Beterrabas agridoce com erva-doce

/5

APRESENTAÇÃO

As beterrabas agridoces com erva-doce são um prato muito antigo e originário do Alto Adige, constituindo um acompanhamento peculiar de sabor aromático, que combina muito bem com assados ou rocamboles, com carnes cozidas ou com pratos principais fritos, como por exemplo costeletas.

INGREDIENTES
Beterraba pré-cozida 400 g
Açúcar 50 g
Sementes de erva-doce 1 colherinha - selvagem
Vinagre de vinho branco 1 colher
Vinho tinto 180 ml

Preparação

Pegue beterrabas vermelhas pré-cozidas (você as encontra em supermercados embaladas a vácuo), e com uma faquinha de lâmina lisa, retire a casca externa.
Com um mandolim, corte-as em fatias finas diretamente dentro de uma tigela.

Adicione o açúcar, as sementes de erva-doce, o vinagre de vinho branco e o vinho tinto, e misture delicadamente até incorporar bem os ingredientes.

Deixe a preparação descansar coberta e em local fresco por algumas horas antes de servir, para que as beterrabas tenham tempo de absorver o líquido de tempero.

Conselho

As beterrabas agridoces com erva-doce serão ainda mais aromáticas se você prepará-las de manhã para saborear à noite, e se não encontrar a erva-doce, pode substituí-la por cominho.

Curiosidade

A erva-doce, da qual se utilizam as folhas verdes, flores, sementes e caules, cresce espontaneamente nas áreas mediterrâneas, e floresce em julho/agosto.
Desta planta, utilizam-se várias partes para cozinhar carnes gordurosas como a porchetta, ou para aromatizar azeitonas em salmoura, ou para assados de coelho, ou ainda para cozinhar caracóis, ou para aromatizar embutidos.
A erva-doce também é usada para preparar doces, chás, pão, licores etc..

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.