Risoto de beterraba

- Vegetariano
- Energía Kcal 434
- Carboidratos g 74.3
- dos quais açúcares g 4.1
- Proteína g 8.5
- Gorduras g 10.8
- das quais gorduras saturadas g 2.57
- Fibra g 3.1
- Colesterol mg 4
- Sódio mg 826
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 5 min
- Tempo de cozimento: 20 min
- Porção: 4 Pessoas
- Custo: Baixo
APRESENTAÇÃO
Ela é conhecida pela sua doçura e sua intensa cor magenta, ele pelo seu coração cremoso agradavelmente ácido. São beterraba e iogurte grego, juntos em um curioso abraço para dar vida a um prato perfeitamente equilibrado: o risoto de beterraba. Levar à mesa este prato principal de cor espetacular e vibrante será um desafio para os amantes dos risotos mais tradicionais! Uma maneira apetitosa de explorar novos horizontes culinários, exaltando com gosto todas as propriedades da beterraba e aproveitando com astúcia sua qualidade de corante natural que já experimentamos em tantas outras receitas como omeletes, nhoques, pães e croquetes. O resultado será um prato fresco e de aparência atraente que quer aguçar a curiosidade. Para uma combinação especial, experimente servir um duo de pratos: de beterraba e de limão!
Se você ama este legume, experimente também os raviolis de beterraba.
- INGREDIENTES
- Arroz Carnaroli 320 g
- Beterraba pré-cozida 260 g
- Iogurte grego 100 g
- Caldo de legumes 1 l
- Vinho branco seco 30 g
- Chalota 1
- Tomilho 2 raminhos
- Azeite virgem extra 30 g
- Sal fino quanto baste
Preparação

Para preparar o risoto de beterraba, primeiro prepare um caldo de legumes. Mantenha-o aquecido, depois corte 220 g de beterrabas (usamos aquelas pré-cozidas) em fatias 1, coloque-as no copo alto do mixer de imersão, despeje uma concha de caldo de legumes quente 2 e bata até obter um purê 3.

Descasque e corte em cubinhos a echalota 4; em uma panela grande coloque a echalota e 20 g de azeite de oliva 5, deixe dourar por alguns minutos mexendo frequentemente, depois adicione o arroz 6 e deixe tostar por cerca de 3 minutos.

Uma vez tostado o arroz, regue com o vinho branco 7 e quando o álcool tiver evaporado completamente, adicione o caldo de legumes quente uma concha de cada vez 8, continuando a regar sempre que o líquido tiver secado, tendo o cuidado de mexer frequentemente com uma colher de pau. Após cerca de 10 minutos de cozimento, despeje metade do purê de beterraba 9.

Salgue o risoto 10 e continue o cozimento por mais 5 minutos, adicionando sempre o caldo conforme a necessidade, depois despeje o restante do purê 11 e mexa. Finalize o cozimento do risoto, levará cerca de mais 5 minutos, uma vez pronto desligue o fogo e mexa com cerca de 10 g de azeite de oliva 12.

Tudo está pronto para servir: corte em cubos os restantes 40 g de beterraba 13, depois distribua o arroz nos pratos, decore com o iogurte grego, distribuindo em flocos com uma colher 14. Perfume o prato com folhinhas de tomilho fresco e sirva imediatamente seu risoto de beterraba 15.