Frapê de morango
- Muito fácil
- 5 min
- Kcal 202
O espresso é um ritual diário para os habitantes do Belpaese, bebido ainda quente e fumegante, preparado na moka de casa logo ao acordar pela manhã. Mas quando o calor do verão abraça a bota, o desejo por bebidas refrescantes toma conta, mesmo diante de um dos pilares da cultura culinária italiana. No entanto, há uma maneira de saborear o aroma intenso do café mesmo frio, preparando o café shakerato! Esta é uma deliciosa variação do clássico café espresso pós-refeição, à base de café, gelo e açúcar líquido. Cada barman tem sua receita secreta, mas a característica comum a todas as variantes consiste em uma espuma cremosa e compacta que se forma após chacoalhar os ingredientes, semelhante ao creme do cappuccino ou à densa camada de creme que caracteriza o Irish coffee! Duas camadas convidativas, uma de café e outra de espuma, que lhe farão literalmente... lamber os lábios!
Para preparar o café shakerato, comece resfriando a taça de martini na qual servirá seu café 1. Alternativamente, você pode resfriar a taça por alguns minutos no freezer. Enquanto isso, pegue o shaker e encha-o com 8-10 cubos de gelo 2 e adicione o açúcar líquido 3.
Depois, despeje o café 4. É fundamental despejar por último o café no shaker para evitar que o calor do café derreta o gelo e reduza a formação da espuma compacta que caracteriza esta bebida. De fato, uma vez despejado o café, é preciso fechar rapidamente o shaker 5 e agitá-lo vigorosamente 6. Bastará chacoalhar por cerca de 10-15 segundos.
Coloque sobre a parte inferior do shaker o strainer para filtrar o café 7. Se você não tiver o strainer, pode usar uma colher para bloquear o gelo dentro do shaker. Então, despeje na taça já fria 8 e... saboreie seu café shakerato 9!