Cappellacci com camarões e alcachofras

/5

APRESENTAÇÃO

A atmosfera natalina é uma ocasião ideal para experimentar na cozinha e deliciar os seus entes queridos com pratos extraordinários, como estes apetitosos cappellacci com camarões e alcachofras. Este ano, propomos uma receita de Natal, perfeita para o jantar da Véspera, que une a tradição da massa fresca de ovo com um toque de inovação e sofisticação. Os cappellacci, aqueles pequenos chapéus de Massa fresca de ovo (massa e formatos) em forma de meia-lua, assumem aqui uma cor viva e brilhante graças à adição de espinafre na massa. O recheio combinado de camarões, que dão um sabor delicado e marítimo, e alcachofras, que adicionam um toque de acidez e crocância, representa uma combinação perfeita de ingredientes que se fundem em uma incrível sinfonia de sabores. Descubra os cappellacci com camarões e alcachofras e outros deliciosos pratos principais de Natal para enriquecer o seu menu de festas de forma criativa!

Experimente também as fettuccine de alcachofras e camarões, uma variante igualmente saborosa e refinada!

INGREDIENTES

para a massa fresca
Farinha tipo 00 300 g
Espinafre 100 g - (cozidos e espremidos)
Ovos 2
Sal fino quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
para o recheio e o tempero
Camarões 14
Alcachofras 4
Batatas 1
Cebolas douradas 1
Aipo 1 talo
Cenouras 1
Extrato de tomate 1 colher
Cognac 30 g
Alho 1 dente
Manjerona quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Pimenta branca quanto baste
Sal fino quanto baste
Gelo quanto baste
Água quanto baste - fria

Preparação

Para preparar os cappellacci com camarões e alcachofras, primeiro cuide da massa fresca de ovo com espinafre: branqueie-os em água fervente salgada 1, o tempo necessário para amolecê-los. Escorra-os e transfira-os para uma tigela com água e gelo para manter a cor verde 2. Escorra-os com uma peneira 3.

Transfira os espinafres para uma jarra, adicione os ovos 4, sal e um fio de óleo. Bata com o mixer de imersão 5 até obter um creme. Na bancada, coloque a farinha em forma de vulcão, no centro coloque o creme de espinafre 6.

Misture primeiro com o garfo 7 e depois continue à mão até obter uma massa homogênea e compacta 8. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, cuide do recheio: cozinhe a batata 9 até que esteja macia.

Limpe os camarões e reserve os restos 10. Em uma panela, doure um fio de óleo com uma picada grosseira de cenoura, cebola e aipo 11. Adicione os restos da limpeza dos camarões 12.

Adicione a manjerona e uma colher de pasta de tomate 13. Torre tudo, depois regue com o conhaque 14 e, se preferir, pode flambar com cuidado. Cubra com água fria e gelo 15.

Cozinhe o caldo por 25 minutos em fogo baixo 16. Em seguida, coe com uma peneira 17 e coloque de volta no fogo baixo 18 até que reduza, levará pelo menos 20 minutos.

Agora limpe as alcachofras: separe o talo 19, remova as folhas externas mais duras e com uma faca descasque a parte externa coriácea 20. Corte os corações em quartos 21 e retire a penugem interna.

Descasque também o talo e corte em pedaços 22. Guarde as alcachofras limpas em água com limão, assim não escurecerão 23. Em uma frigideira, aqueça um fio de óleo com um dente de alho esmagado, adicione as alcachofras 24.

Adicione sal 25 e pimenta-branca, depois refogue por cerca de dez minutos para amolecer, adicionando um pouco de água se necessário. Pique os camarões limpos 26 e as alcachofras cozidas 27.

Use o espremedor para reduzir a batata cozida anteriormente a purê 28, adicione os camarões e alcachofras 29, sal, pimenta-branca 30 e um fio de óleo, depois misture para incorporar.

Transfira o recheio para um saco de confeitar 31. Recupere a massa, enfarinhe levemente 32 e passe-a na máquina de macarrão 33 começando pela espessura mais larga até chegar a uma espessura de cerca de 2-3 mm.

Corte quadrados de cerca de 6x6 cm 34. Recheie com o recheio 35 espremendo bolinhas de massa. Agora feche a massa juntando os cantos, formando um triângulo 36.

Dobre as duas pontas em direção ao centro e una as duas extremidades 37. Enquanto isso, ferva a água para a massa. Transfira o caldo reduzido para uma panela larga com uma concha de água de cozimento dos cappellacci. Cozinhe os cappellacci até que subam à superfície 39, levará poucos minutos.

Escorra os raviolis na panela com o tempero 40 e salteie brevemente, depois apague o fogo e incorpore com um fio de óleo 41. Sirva seus cappellacci com camarões e alcachofras perfumando os pratos com folhas de manjerona fresca 42!

Conservação

Os cappellacci com camarões e alcachofras podem ser conservados na geladeira por um dia.

Os cappellacci crus podem ser congelados em uma bandeja e, uma vez endurecidos, transferidos para sacos de congelamento, por 3 meses. Podem ser cozidos diretamente do congelado.

Conselho

Se em vez da massa verde você quiser fazer uma massa clássica, pode se inspirar na receita de Cappellacci de cotechino e creme de lentilhas!

O gelo serve para criar um choque térmico que permite extrair melhor os sabores.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.