Casarecce com polvinhos e berinjelas

/5

APRESENTAÇÃO

Sabores intensos e marcantes ou refinados e delicados? Quantos são os sabores que a cozinha mediterrânea é capaz de oferecer! E se tentássemos combiná-los, para agradar a todos? Vamos tentar com um prato principal suculento à base de casarecce, polvinhos e berinjelas. Este formato de massa tão característico que parece se apertar em um abraço terno, encontra e combina perfeitamente com o delicioso molho de polvinhos e berinjelas que se deixam acariciar pelo rei do verão: o tomate. Com este prato principal simples e saboroso, você conseguirá conquistar todos os seus convidados, até os mais exigentes, e verá que as casarecce, polvinhos e berinjelas logo se tornarão o seu prato principal de sucesso.

 

Experimente também os paccheri com creme de berinjelas fritas!

INGREDIENTES

Casarecce 320 g
Moscardini 500 g - (já limpos)
Berinjelas 300 g
Sal grosso 15 g
Chalota 20 g
Azeite virgem extra 20 g
Tomates-cereja 200 g
Vinho branco 100 g
Pimenta fresca 1
Salsa 15 g
Sal fino quanto baste
Para fritar as berinjelas
Óleo de sementes 400 g

Preparo

Para preparar as casarecce com polvinhos e berinjelas, comece pela purga destas últimas, então depois de lavá-las e remover as duas extremidades, corte-as em fatias de cerca de 1 cm 1 e depois em cubos 2. Em um recipiente, coloque um escorredor, depois despeje os cubos de berinjela e polvilhe com sal grosso 3

Depois, coloque um prato na superfície 4 e ainda um peso, como por exemplo alguns legumes secos ou esferas de cerâmica 5. Esta operação serve para purgar a água de vegetação das berinjelas que é amarga, levará cerca de uma hora, depois no fundo do recipiente você notará água escura 6.

Enquanto isso, dedique-se aos polvinhos: separe os tentáculos da cabeça 7, entre nesta última com a lâmina 8 e corte em tiras 9,

e separe também os tentáculos entre si 10 e reserve. Em seguida, limpe a chalota 11 e pique finamente 12.

Também pique finamente a pimenta fresca de que você terá removido o caule 13. Em uma frigideira, deixe dourar a chalota e a pimenta no azeite de oliva extra virgem e quando estiver quente, despeje os polvinhos cortados 14, após alguns instantes de cozimento em fogo alto, você notará que os polvinhos começarão a ganhar cor, então evaporar com o vinho branco 15.

Enquanto isso, lave os tomatinhos, remova-os do galho e corte em quatro partes 16 e assim que o álcool estiver completamente evaporado, adicione-os ao molho, ajustando também o sal 17, depois cubra com a tampa e deixe cozinhar em fogo médio por 15-20 minutos 18.

Uma hora após a purga das berinjelas, escorra-as e lave rapidamente sob água corrente 19, depois despeje os cubos de berinjela em um pano de prato limpo 20 e seque para remover o excesso de água 21.

Despeje o óleo de sementes para fritar em uma panela estreita, assim você pode fazer uma fritura em óleo profundo, e quando estiver bem quente, despeje os cubos de berinjela deixando cozinhar por alguns minutos 22. Assim que estiverem cozidos, retire-os com uma escumadeira 23 e deixe escorrer um pouco em um escorredor, finalmente prove e ajuste o sal se necessário 24.

Cozinhe a massa em bastante água fervente e salgada 25, enquanto isso, lave a salsinha, seque e pique com a faca 26 e reserve. Assim que a massa estiver cozida, escorra-a com a ajuda de uma escumadeira, deixando-a refogar por alguns instantes na panela junto com o molho dos polvinhos 27,

adicione as berinjelas 28 e a salsinha picada, misture tudo bem 29 e finalmente sirva as casarecce com polvinhos e berinjelas ainda quentes 30!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente as casarecce com polvinhos e berinjelas; você pode guardar na geladeira por no máximo 1 dia, cobrindo com filme plástico. Você pode preparar o molho no dia anterior e depois adicionar as berinjelas e a massa no dia seguinte.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.