Castagnotti

/5

APRESENTAÇÃO

O outono tem dois sabores característicos: o da abóbora, já protagonista de pratos muito amados como lasanha ou tortas e o da castanha. Seu sabor inconfundível, a casca brilhante que estala quando se preparam as caldarroste, fazem dela a verdadeira coprotagonista da estação de outono. Que melhor homenagem a esse fruto se não criando uma receita que reflita com originalidade tanto o sabor quanto a forma. Foi assim que nasceram os castagnotti, saborosos biscoitinhos feitos com farinha de castanhas, farinha de arroz e leite de amêndoas. Uma vez cozidos, os castagnotti precisam ser mergulhados no chocolate amargo para selar não apenas o aspecto típico das castanhas, mas também seu sabor predominantemente doce, com um retrogosto terroso. Portanto, graças à mistura de ingredientes que propomos, você poderá obter biscoitos que sabem exatamente a castanha! Não acredita? Experimente nossos castagnotti e depois conte-nos!

Não é o suficiente? Então carregue-se de doçura com as tortinhas de castanha!

INGREDIENTES
Ingredientes para 25 peças de 15 g cada
Farinha de castanha sem glúten 200 g
Cacau amargo em pó sem glúten 5 g
Farinha de arroz sem glúten 50 g
Açúcar de confeiteiro sem glúten 25 g
Bicarbonato de sódio 4 g
Leite de amêndoa sem glúten 35 g - (sem adição de açúcares)
Óleo de girassol 25 g
Ovos 55 g - (aproximadamente 1 médio)
Chocolate amargo 70% 100 g - para a cobertura

Preparação

Para preparar os castagnotti comece misturando os pós em um recipiente. Então farinha de castanha 1, farinha de arroz 2, coloque uma peneira e despeje o açúcar de confeiteiro 3,

o cacau em pó 4 e o bicarbonato de sódio 5. Misture com as mãos para uniformizar 6,

em seguida adicione também os ovos 7, o óleo 8 e o leite 9.

Continue amassando até que a mistura esteja compacta 10, transfira para a bancada e amasse por mais alguns instantes para homogeneizar tudo 11. Proceda pré-aquecendo o forno e, enquanto isso, retire pedaços da massa para obter 25 bolinhas de cerca de 15 g cada 12.

Modele-as obtendo uma espécie de gota 13, cuja base é arredondada e larga enquanto a ponta é mais estreita e fina. À medida que as modela, disponha os pedaços em uma assadeira 14 e asse em modo estático a 200° por cerca de 9-10 minutos 15.

Assim que estiverem assados, deixe esfriar completamente sobre uma grade 16. Derreta o chocolate em banho-maria 17, despeje em um copo estreito e mergulhe os biscoitos deixando a base descoberta, como se fosse uma castanha 18.

Coloque sobre a grade e repita para os demais 19. Uma vez prontos, coloque para firmar na geladeira por meia hora antes de saboreá-los 20. Aqui estão prontos seus castagnotti 21!

Conservação

Os castagnotti se conservam por 3-4 dias, de preferência em um lugar fresco e fechados em uma lata.
Não é recomendável congelar.
A massa crua pode ser congelada ou conservada na geladeira por um par de dias.

Conselho

Os castagnotti podem ser feitos sem glúten e sem lactose. Basta escolher sempre produtos que tenham o símbolo de espiga cortada e a indicação específica sem lactose. A adição de cacau tornará os castagnotti mais saborosos e manterá a coloração adequada. Se preferir, pode substituir o leite de amêndoas por leite de arroz ou de vaca, o resultado será o mesmo. Você pode aromatizar a massa com baunilha ou raspas de casca de laranja. Finalmente, aumente ou reduza a quantidade de cacau no chocolate para obter coberturas interessantes e saborosas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.