Caldarroste

/5

APRESENTAÇÃO

Nas ruas das cidades, frequentemente encontramos, especialmente em ocasiões festivas ou aos domingos, vendedores de doces e outras guloseimas. Aqui, são encontradas muitas pequenas doçuras reconfortantes, como balas ou Amêndoas Praliné. Então, o olhar se volta para os cantos das ruas, onde frequentemente há vendedores de castanhas assadas: uma magia que só o outono pode nos oferecer. Comprar um cone dessas delícias ainda quentes, saboreá-las uma a uma aquecendo as mãos e deliciando o paladar é um prazer ao qual não se pode resistir. As castanhas quentes e assadas se transformam em castanhas assadas para chamar a atenção dos transeuntes com uma expressão incisiva e impactante... quantos de vocês já foram atraídos pelo aroma irresistível das castanhas assadas na brasa? Com a pressa, provavelmente não conseguiram parar, mas se o desejo não desapareceu, não se preocupem, hoje revelamos como prepará-las em casa! A cocção clássica envolve o uso de uma panela especial que possui grandes furos na base, permitindo que a chama entre em contato com as castanhas, mas sem queimá-las demais. Siga nossos conselhos e, talvez, acompanhe as castanhas assadas com um bom Vin brulé (vinho quente), para recriar em sua casa a mesma atmosfera que os vendedores ambulantes oferecem pelas ruas de pequenas aldeias e grandes cidades! 

Se você não tem a panela furada, pode tentar estas receitas:

INGREDIENTES
Castanhas 1 kg

Preparação

Para preparar as castanhas assadas na panela, obtenha castanhas mais ou menos do mesmo tamanho (ou marrons) e verifique uma a uma para garantir que estejam intactas, sem manchas ou buracos. Faça um corte de cerca de 3 cm (isso evitará que elas estourem durante o cozimento) 1, depois transfira as castanhas para uma tigela maior 2 e despeje a água 3: deixe de molho por pelo menos 2 horas. 

Escorra bem, seque-as e, em seguida, coloque as castanhas na panela furada apropriada e cozinhe em fogo médio 4, por cerca de 30 minutos 5, mexendo-as frequentemente. Para não queimar demais a parte externa das castanhas e correr o risco de ter um produto não cozido por dentro, é aconselhável colocar um difusor de calor sob a panela. Se você não possui este utensílio, não se preocupe, será suficiente manter a panela ligeiramente levantada e mexer as castanhas com bastante frequência. Uma vez obtido um cozimento uniforme, retire-as da panela e coloque em um recipiente, de preferência respirável. Você pode servir as castanhas assadas em um cone de papel pardo 6.

Conservação

É aconselhável consumir as castanhas assadas na panela ainda quentes para desfrutar de todo o aroma e conseguir descascá-las facilmente. Em alternativa, você pode conservá-las por 1-2 dias no máximo.

Conselho

Um truque para obter ótimas castanhas assadas na panela é molhar um saco de papel (o do pão serve bem) e cobrir as castanhas durante o cozimento, tomando cuidado para que não seque, pois então queimaria. Durante o cozimento, molhe-o frequentemente: isso permitirá que as castanhas assadas cozinhem mantendo parte de sua umidade, e assim, permanecendo mais macias.

Para facilitar a descasca das castanhas assadas, envolva-as em um pano úmido quando ainda estiverem quentes e aguarde alguns minutos!

Se você não tem a panela furada, pode cozinhar as castanhas em forno pré-aquecido a 250°C por cerca de 35 minutos.

Curiosidade

Na Sicília, mas especialmente em Palermo, as castanhas assadas vendidas nas ruas, em vez de serem escurecidas pela cinza, são completamente brancas. Isso acontece porque, uma vez cozidas, uma pitada de sal é adicionada diretamente na brasa, produzindo uma fumaça branca e densa que se adere às castanhas. Isso, além de dar sabor, facilita o processo de descascar as castanhas. Se preferir, você também pode adicionar uma pitada de sal durante o cozimento!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.