Torta de chocolate
- Médio
- 1 h 40 min
- Kcal 818
O espírito do Natal que permeia nossas casas durante as festas passa inevitavelmente pela preparação daqueles doces típicos da tradição cujas origens se perdem na noite dos tempos. A ciambella romagnola, também conhecida como brazadela na região de Ferrara, é um desses doces com laços indissolúveis. Simples e de sabores rústicos, a ciambella romagnola é a única ciambella sem furo com uma consistência quebradiça, um pouco biscoitada, um doce caseiro bom e genuíno, para saborear sozinho ou “molhado” no vinho que a tornará ainda mais irresistível. O segredo para obter uma ótima ciambella romagnola? Mãos e amor! De fato, é exatamente amassando com as mãos, como as avós romagnolas sempre fizeram, que se realizará uma ciambella perfeita.
Para fazer a ciambella romagnola, primeiro derreta a manteiga em banho-maria e deixe esfriar; uma vez fria, adicione-a aos ovos e bata levemente com o batedor para misturar 1. Em outra tigela, coloque a farinha peneirada 2, o açúcar 3,
o sal 4 e o fermento peneirado 5. Aromatize com a casca de limão, tendo o cuidado de ralar apenas a parte amarela e não a branca, que seria amarga 6.
Neste ponto, despeje a mistura de ovos e manteiga derretida na tigela com os ingredientes secos 7 e misture com uma espátula para incorporar os ingredientes 8. Depois, transfira a mistura para a bancada e continue amassando com as mãos 9.
Uma vez obtida uma massa homogênea e compacta, dê-lhe a forma de um filão 10, coloque-o em uma assadeira 11 e aperte-o levemente com as palmas para achatá-lo, depois pincele a superfície com leite 12.
Decore com grãos de açúcar 13 e açúcar granulado 14. Asse a ciambella romagnola em forno ventilado a 170° por 40 minutos, cuidando de girar a assadeira após os primeiros 20 minutos para obter um cozimento homogêneo. Uma vez pronta, retire a ciambella romagnola do forno 15 e deixe esfriar ligeiramente antes de servir.