Bombons

/5

APRESENTAÇÃO

O presente ideal como doce do Dia dos Namorados? Um feito com suas próprias mãos: os bombons! Pequenos bonbons de chocolate amargo com um recheio crocante de wafer, avelãs caramelizadas e gianduia! Uma delícia para o paladar e uma alegria para os olhos, para embalar com amor assim como foram feitos. Se ainda não tem ideia de o que dar no Dia dos Namorados, certamente essas pequenas doçuras colocadas em uma bela caixa, com uma fita vermelha e um cartãozinho doce serão um pensamento muito apreciado! Para fazer os bombons em casa, além de ingredientes de qualidade, é necessário paciência e habilidade manual, bem como ferramentas adequadas que garantirão o sucesso perfeito da receita: molde de policarbonato, termômetro alimentar e superfície de trabalho em mármore para a tempera. Por isso, seja Dia dos Namorados ou outras ocasiões especiais, os bombons feitos em casa serão um presente precioso além de muito apreciado.

Experimente também a receita dos Bombons de coco, uma variação leve e de sabor delicado!

INGREDIENTES

Ingredientes para 35 bombons
Chocolate amargo 500 g
para o recheio
Bolachas de cacau 100 g
Nozes inteiras sem pele 200 g
Chocolate gianduia 100 g
para o caramelo
Açúcar 350 g
para a ganache e para decorar
Creme de leite fresco líquido 50 ml
Chocolate amargo 50 g
granulados quanto baste - em forma de corações

Preparação

Para preparar os bombons, comece tostando as avelãs colocando-as em uma assadeira 1 em forno já aquecido a 150° por 35 minutos, até que fiquem bem douradas 2. Enquanto isso, prepare o caramelo (Caramelo mais indicações): em uma panela de aço com fundo duplo, adicione o açúcar refinado uma colher de cada vez na panela e derreta lentamente em fogo baixo, sem mexer, mas girando delicadamente a panela. Você deve obter um caramelo marrom 3, cuja temperatura deve oscilar entre 166°- 175° (ajude-se com um termômetro para alimentos).

Adicione ao caramelo, metade das avelãs torradas e misture muito rapidamente 4. Coloque tudo em um tapete de silicone e separe as avelãs umas das outras 5. Ajude-se com um palito de madeira para não queimar as mãos. Deve ser uma operação muito rápida, caso contrário as avelãs não se separarão mais. Uma vez resfriadas, pique tanto as avelãs torradas quanto as caramelizadas com uma faca de cozinha 6 ou, se preferir, com um mixer (depende se prefere ter pedaços de avelã maiores ou menores).

Agora complete o recheio que estará dentro dos bombons: em uma tigela, esfarele grosseiramente com as mãos os wafers 7 e adicione as avelãs picadas 8. Misture um pouco com as mãos, de modo que o creme dos wafers derreta um pouco e os ingredientes se misturem entre si 9.

Derreta o chocolate gianduia no micro-ondas ou em banho-maria (10-11) e adicione-o à mistura de wafers e avelãs. Misture bem 12: o recheio dos bombons deve ser macio e compacto.

Neste ponto, derreta o chocolate amargo. Para que os bombons fiquem bem brilhantes e não opacos e esbranquiçados, o chocolate deve ser temperado, ou seja, nunca deve exceder 31°: assim você obterá bombons brilhantes que poderão ser conservados por mais tempo. Para realizar esta operação há duas possibilidades: ou derreta o chocolate em banho-maria e, munido de termômetro, continue mexendo até que esteja derretido mantendo a temperatura exigida. Se exceder 31° então, deve levar o chocolate a 45° no máximo 50° e, quando chegar à temperatura, despeje 2/3 em uma superfície de mármore (não é possível fazer isso em outras superfícies) 13 e, com uma espátula, mova rapidamente (14-15), mexendo continuamente, até que atinja a temperatura de 29°. Em seguida, despeje na tigela junto com o restante do chocolate e misture continuamente, até levá-lo a 31°.

Agora pegue um molde de policarbonato para bombons e despeje dentro bastante chocolate derretido 16, vire o molde e bata no lado para que o excesso de chocolate escorra completamente 17. Remova ainda o excesso de chocolate ajudando-se com uma espátula; execute esta operação, que serve para criar a casca do bombom, ou seja, a estrutura externa, em uma bandeja para recuperar o chocolate derramado. Coloque para resfriar rapidamente por algumas horas, até que se formem pequenas bolhas brancas embaixo 18.

Preencha as cascas obtidas com uma colherzinha de recheio 19, tendo cuidado para não chegar até a borda, mas deixando 2-3 milímetros de espaço. Derreta novamente o chocolate, refazendo a temperagem, e, uma vez alcançados os 31°, despeje nos bombons 20, assim criando o fundo, e remova o excesso ajudando-se com uma espátula 21.

Coloque os bombons para resfriar por algumas horas. Quando estiverem bem firmes, desenforme: bata delicadamente o molde em uma superfície plana 22 e eles se soltarão. Coloque-os em uma bandeja ou prato de servir e prepare a ganache para a decoração: derreta o chocolate, adicione o creme de leite 23 e misture para incorporar 24. Transfira a ganache para um saco de confeitar com bico estrela estreito.

Decore cada bombom com um pequeno montinho de ganache na superfície 25 e um confeito em forma de coração no topo 26. Aqui está: os bombons estão prontos 27, vão desaparecer rapidamente!

Conservação

Conserve os bombons em uma lata com tampa.
Se a temperagem foi bem feita, os bombons se conservam por até 3 semanas.

Conselho

Você também pode usar chocolate ao leite ou branco para fazer os bombons.
Neste caso, a temperatura a não exceder deve ser de 29°.
Durante a temperagem, a parte do chocolate que deve ser espatulada deve chegar a 27°, então, uma vez adicionada ao chocolate na tigela, misture para levar tudo a 29°.
Essas indicações valem tanto para o chocolate ao leite quanto para o branco.

Policarbonato ou silicone? Este é o dilema. A diferença entre os dois é basicamente esta: com o silicone, você não precisará fazer a casca, bastará preencher o molde e mergulhar no centro uma bolinha de recheio, mas perderá no brilho, os bombons ficarão mais opacos. Em qualquer caso, nunca pare de misturar o chocolate derretido: é a primeira lição que me ensinaram sobre o tema! Finalmente, sim: o coraçãozinho eu coloquei porque os bombons são um grande clássico do romantismo. Mas, como também são um clássico da gulodice, você pode decorá-los com o que quiser: eu também os experimentei com lasquinhas de amêndoa, pistaches ou avelãs, deliciosos!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.