Cipollata

/5

APRESENTAÇÃO

As receitas regionais sempre foram muito amadas porque evocam sabores de tempos distantes que ainda apreciamos e frequentemente revisitamos em nossas mesas. Hoje propomos um prato único de sabor forte e intenso: a cipollata, um prato que tem várias versões dependendo da região de origem. Nós nos inspiramos na cipollata toscana, adicionando também carne de porco na preparação. O resultado é uma espécie de sopa de cebola saborosa, enriquecida com costelinhas e salsicha estufadas que é servida acompanhada de croutons de pão torrado. Traga à mesa a antiga cozinha camponesa com um prato rico e substancioso que carrega consigo sabores eternos.

INGREDIENTES

Ingredientes para o cozimento da carne
Água 1 ½ l
Costeletas de porco 500 g
Cenouras 1
Aipo 1 talo
Pimenta-do-reino em grãos 10
Alecrim 1 raminho
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
para a cipollata
Cebolas brancas 800 g
Pancetta 70 g
Salsicha 50 g
Azeite 30 g
Pão 8 fatias

Preparação

Para preparar a cipollata, comece lavando e descascando as cenouras e o aipo, depois corte-os em pedaços grandes 1, em uma panela de borda alta, despeje a água, adicione as costelinhas 2, os vegetais em pedaços, o alho 3,

o alecrim, a pimenta em grãos 4 e o sal. Cubra com a tampa 5 e cozinhe por 2 horas em fogo moderado até que a carne se solte do osso. Perto do final do cozimento, comece a tratar das cebolas: descasque-as e fatie-as finamente 6,

depois enxágue-as em água corrente 7 e escorra. Enquanto isso, corte o bacon em tiras 8 e a salsicha em pedaços 9.

Em uma panela, aqueça o azeite de oliva, adicione a salsicha 10 e o bacon 11, refogue por um minuto e depois junte também as cebolas fatiadas 12 e cozinhe por 6-7 minutos.

Retire duas conchas de caldo da panela com as costelinhas 13 e regue as cebolas, depois cubra com a tampa 14 e continue cozinhando até que as cebolas estejam macias. Enquanto isso, as costelinhas estarão cozidas: retire-as 15

retire a carne do osso 16 e corte-a em pedaços 17. Adicione a carne às cebolas 18, misture e cozinhe por mais 20 minutos em fogo moderado com tampa.

Quando o cozimento estiver concluído 19, desligue o fogo e cuide dos croutons: corte fatias de pão de um pão, coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga, regue-as com um fio de azeite de oliva 20 e toste-as sob o grill por cerca de 4 minutos a 220° até que fiquem douradas 21. Sirva a cipollata quente em uma sopeira acompanhada das fatias de pão torrado.

Conservação

Conserve a cipollata na geladeira por um par de dias em um recipiente hermético, você pode congelá-la se tiver usado ingredientes frescos.

Conselho

Experimente também a versão com molho: será suficiente adicionar purê de tomate às cebolas, neste caso será necessário menos caldo para estufá-las.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.