Molho com costelinhas

/5

APRESENTAÇÃO

O molho com costelinhas (também chamadas de pontinhas ou tiras de porco) é um verdadeiro hino à tradição e ao almoço de domingo! Trata-se de um condimento rico e encorpado, que se obtém cozinhando lentamente as costelas de porco até ficarem incrivelmente macias e suculentas, prontas para se soltarem do osso.

Esta receita simples da cozinha do Lazio, também popular na cozinha da Campânia onde muitas vezes se adicionam salsichas, transforma um simples purê de tomate em um molho real. O longo cozimento em fogo baixo é o segredo para extrair todo o sabor da carne e criar um molho denso, perfeito para temperar rigatoni, paccheri ou até mesmo polenta. As costelinhas também podem ser servidas como segundo prato para um menu completo com sabores caseiros!

Com poucos ingredientes e um pouco de paciência, você poderá servir um molho com costelinhas que agrada a todos, ideal para mimar a família não apenas no domingo, mas também no resto da semana...

Experimente as orecchiette com molho de costelinhas e outras deliciosas receitas de molhos tradicionais:

INGREDIENTES
Costeletas de porco 500 g - entrecosto
Passata de tomate 400 g
Cebolas roxas 130 g
Alho 2 dentes
Vinho branco 200 g
Alecrim 1 raminho
Sálvia 1 raminho
Pimenta fresca 1
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar o molho com costelinhas, comece limpando 1 e fatiando finamente a cebola 2, depois corte a pimenta ao meio 3.

Esmague um dente de alho 4, depois prepare as costelinhas: polvilhe com sal 5 e massageie para temperar a carne de maneira uniforme. Em uma panela grande, aqueça o óleo em fogo alto e adicione as costelinhas 6.

Dourem bem por 2-3 minutos de cada lado 7. Uma vez douradas, retire as costelinhas da panela e reserve 8. Abaixe o fogo e na mesma panela adicione a pimenta, o alho e a cebola 9.

Adicione o alecrim e a sálvia 10 e deixe aromatizar por cerca de 5 minutos antes de adicionar as costelinhas douradas 11. Aumente um pouco o fogo, mexendo sempre, e regue com o vinho branco 12.

Deixe o álcool evaporar completamente 13, depois adicione o purê de tomate 14 e ajuste o sal e a pimenta 15.

Coloque a tampa 16 e cozinhe em fogo baixo por cerca de 2 horas, mexendo ocasionalmente 17. Ao final do cozimento, a carne deve estar tão macia que se desfie facilmente e o molho bem encorpado. Seu molho com costelinhas está pronto para ser saboreado como preferir 18!

Conservação

O molho com costelinhas pode ser armazenado na geladeira por até 4-5 dias, em um recipiente hermético.

Você também pode congelá-lo.

Conselho

Tente regar as costelinhas com vinho do porto, para acentuar a nota aromática!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.