Como limpar as tamarutacas

/5

APRESENTAÇÃO

As tamarutacas, ou cigarras-do-mar, são crustáceos de uma família diferente da dos camarões, lagostins e lagostas. Elas são amplamente distribuídas por toda a península, como demonstra a variação do nome nas várias regiões: "canocia" em Veneto, "sparnocchio" em Campania, "caraviedde" em Puglia e "astrea" em Sicília. Estes deliciosos crustáceos geralmente têm entre 20-25 cm de comprimento e apresentam uma cor branco-acinzentada, com reflexos rosados. A principal característica são duas manchas ovais, preto-arroxeadas, que lembram dois olhos, presentes na cauda rica em dentes e espinhos. Assim como os camarões, as tamarutacas são muito delicadas e é preferível consumi-las o mais rápido possível. Quanto mais perdem frescor, mais estão sujeitas à desidratação e, consequentemente, as carnes diminuem de volume. Seguindo passo a passo a escola de culinária, você descobrirá como limpar e saborear ao máximo as tamarutacas, que com suas carnes macias e brancas são perfeitas para entradas, como a nossa tortinha de tamarutacas, ou pratos principais como o strozzapreti com molho de tamarutacas ou a massa com peixes pobres!

INGREDIENTES
camarão mantis 1 kg

Como limpar as tamarutacas

Existem diferentes métodos para limpar as tamarutacas. Dependendo do uso, o procedimento varia. Como primeiro passo, em qualquer caso, é preciso lavar as cigarras ainda vivas em água corrente 1, tomando cuidado para não se ferir com a cauda espinhosa. Para preparar molhos de massa ou sopas saborosas, basta cortá-las em pedaços com uma faca afiada. Para cozinhá-las inteiras 2, será necessário fazer um corte ao longo da carapaça dorsal, para que a polpa adquira mais sabor durante o cozimento. Se preferir, você pode remover completamente as tamarutacas da casca dorsal, mantendo apenas a polpa, para facilitar seus convidados ou para preparações específicas. Neste caso, para simplificar as operações, mergulhe-as por apenas 2 minutos em uma panela cheia de água fervente 3.

Escorra as cigarras 4 e deixe esfriar um pouco, então, com a ajuda de uma tesoura bem afiada, corte as barbatanas ventrais, começando de baixo 5, e suba até remover todas 6.

Sempre com a tesoura, elimine a ponta das garras 7, para não se ferir enquanto as manuseia. Remova a parte da carapaça dorsal que se sobressai levemente ao longo do lado do crustáceo (8-9).

Corte também a cauda 10, que possui algumas protuberâncias espinhosas. Com a mão direita, segure a cigarra firme na superfície de trabalho e, com a esquerda, levante delicadamente a carapaça dorsal, da cauda em direção à cabeça 11. Desta forma, toda a polpa ficará exposta 12.

Conservação

Conserve as tamarutacas no máximo por 1 dia na geladeira, já limpas e envoltas em filme plástico. Se preferir, pode congelá-las por no máximo 2-3 meses.

Conselho

No momento da compra, preste atenção especial à carapaça das tamarutacas que não deve ter manchas amareladas e ao toque deve estar úmida.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.