Filé mignon com molho roquefort
- Fácil
- 37 min
Está procurando uma forma mais sofisticada de apresentar carne ou filés de peixe à mesa? Uma ótima solução pode ser fazer medalhões: um método de preparação e apresentação de carne e peixe que é possível obter de forma simples seguindo passo a passo as indicações da escola de culinária GialloZafferano.
Os medalhões são fatias de carne ou peixe em forma arredondada, particularmente indicadas para cozimento úmido ou na frigideira, pois o calor elevado da chama permite um cozimento mais rápido e homogêneo. Neste guia, será ilustrada passo a passo uma técnica simples para fazer medalhões com a polpa de carne (no exemplo, alcatra de vitela) e com um filé de peixe (no nosso caso, salmão). Para prosseguir com a realização, você precisará de apenas três utensílios: uma faca de cozinha, uma tesoura e barbante de cozinha.
Para preparar os medalhões de peixe, é necessário dispor de filés com espessura de cerca de 2-3 cm, no nosso caso, utilizamos salmão. Primeiro, elimine a espinha central: faça dois cortes ao lado do osso com a ponta de uma faca 1 e retire a espinha com as mãos 2, depois, ajudando-se com uma pinça, elimine as eventuais espinhas presentes na carne 3. Como nem todas as espinhas são visíveis, é útil passar a mão sobre o salmão para identificá-las e poder extraí-las facilmente com a pinça.
Elimine a pele presente ao longo das extremidades laterais externas de sua fatia de salmão fazendo um corte com a ponta da faca a 5-6 cm de altura 4, então proceda horizontalmente com a lâmina para eliminar toda a pele 5; tenha cuidado para não desperdiçar muita polpa ao realizar esta operação. Agora dobre as bordas laterais sem pele para dentro 6,
e organize a carne com as mãos para obter uma forma arredondada 7. Para garantir que esta forma seja mantida durante o cozimento, é indispensável fixar cada medalhão com barbante de cozinha: coloque o barbante firmemente ao redor do perímetro do medalhão, como mostra a foto 8, então faça um nó apertado e corte o excesso de barbante com a ajuda de uma tesoura de cozinha 9. Seu medalhão de salmão está pronto para ser usado! Uma vez cozido o medalhão de peixe, elimine o barbante com uma tesoura de cozinha e sirva-o à mesa.
Para preparar os medalhões de carne, você deve ter um corte de carne, bovina ou suína, sem osso, sendo a polpa e o filé particularmente indicados. Nós escolhemos utilizar a alcatra de vitela. Geralmente, os medalhões têm cerca de 7 cm de diâmetro e são grossos de 2-3 cm; então, se você tiver um pedaço grande de carne, é aconselhável cortá-lo ao meio (1-2), dessa forma, você poderá obter fatias menores e mais regulares com facilidade. Após realizar esta operação, corte sua polpa de vitela em fatias de cerca de 2-3 cm de espessura 3. Caso você tenha escolhido utilizar o filé, é recomendável cortar fatias com pelo menos 5-6 cm de espessura. Neste ponto, é necessário fixar cada medalhão individualmente com barbante de cozinha: passe o barbante ao redor de todo o perímetro da fatia de carne e fixe-o com um nó bem apertado, para garantir que mantenha a forma durante o cozimento.
Para tornar suas receitas mais saborosas, é possível aromatizar a carne com bacon ou louro, veja como proceder: envolva cada medalhão de carne bovina com bacon 4 e fixe tudo com o barbante de cozinha fazendo um nó bem apertado 5, depois, com a ajuda da tesoura, elimine o excesso de barbante 6.
Como alternativa, é possível aromatizar a carne também com folhas de louro: coloque 4 folhas de louro ao longo do perímetro da fatia de carne 7, então fixe tudo com barbante de cozinha realizando um duplo giro, para se certificar de que o louro está bem preso 8 e feche fazendo um duplo nó 9. Uma vez cozidos seus medalhões de carne, elimine o barbante com uma tesoura de cozinha e sirva-os à mesa, talvez polvilhando com o molho obtido durante o cozimento.