Como limpar as lulas
- Médio
- 20 min
- Kcal 362
Os lulas são moluscos cefalópodes que aparentemente são muito semelhantes aos calamares, mas se diferenciam destes por terem uma carne mais firme e compacta e por sua coloração rosada com estrias amareladas e um corpo mais alongado com duas nadadeiras menores em forma de flecha. O lula encontra-se principalmente no Oceano Atlântico, mas também o Mar Mediterrâneo frequentemente nos oferece a carne deste delicioso molusco. O lula tem uma carne delicada que se presta a várias preparações diferentes: como aperitivo, como acompanhamento de Mezze penne integrais com lulas ao vinho branco e arroz, mas também como prato principal, recheado ou acompanhado de legumes. Onde quer que sua criatividade culinária o leve, esta escola de culinária é ideal para você: revelaremos todos os truques para limpar perfeitamente seus lulas e, assim, se aventurar nas mais diversas receitas!
Para limpar os lulas, comece enxaguando bem seus moluscos sob uma corrente abundante de água fria, depois coloque-os na superfície de trabalho para prosseguir com a limpeza 1. Em seguida, pegue a cabeça entre dois dedos e separe-a delicadamente do manto 2 e reserve. Dentro do manto, pegue o gládio, que é a pequena haste transparente de cartilagem, e retire-o 3.
Em seguida, retire as vísceras do lula 4 e enxágue-o. Neste ponto, recupere a cabeça do peixe. Segure-a firme com dois dedos e, com a ajuda de uma faca, corte o contorno dos olhos 5 e, pressionando a parte inferior deles, remova-os. Procure também pelo bico que está no centro dos tentáculos 6 e empurre-o para fora.
Com a ajuda de uma faca, remova-o 7. Finalmente, corte o manto com uma faca e retire a pele do lula 8. Repita a operação também para os tentáculos. Enxágue todas as partes do peixe sob água corrente e o lula estará pronto para suas preparações 9.