Creme de abóbora assada com legumes crocantes

/5

APRESENTAÇÃO

A Creme de abóbora é o comfort food de outono por excelência, simples e genuíno, mas apostamos que nesta versão você nunca provou! A creme de abóbora assada com legumes crocantes foi criada pelo chef Cesare Battisti em um episódio do vodcast “Discursos em Osteria”, a partir do encontro com Pui Ling Tsui, filha dos fundadores do Lon Fon, histórico restaurante chinês de Milão, e é inspirada no seu prato favorito.

Esta preparação tipicamente italiana se mistura com elementos típicos da cozinha chinesa: os legumes, de fato, são refogados com um molho fermentado e mantêm uma consistência crocante, que contrasta com a macia e aveludada da abóbora. As cores vivas dos ingredientes e o aroma exótico do sumac, além disso, ajudam a estimular também os outros sentidos, para uma experiência gustativa completa. Se você ama receitas fusion, então, só podemos aconselhar que experimente a creme de abóbora assada com legumes crocantes! 

Aqui estão outras deliciosas variações:

INGREDIENTES

Abóbora Mantuana 1 kg - (para limpar)
Pastinaga 100 g
Cenouras 100 g
Cebolinha fresca 70 g
Brócolis 50 g
Couve-flor 30 g
Tamari 2 colheres
Casca de limão ½
Sumagre quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal marinho integral quanto baste
Para o caldo
Sálvia 4 folhas
Água 1 l
Para servir
Croutons de pão quanto baste - crocantes
Funcho selvagem quanto baste

Preparação

Para preparar a creme de abóbora assada com legumes crocantes, primeiro limpe a abóbora, remova a casca 1 e reserve. Corte a polpa da abóbora em fatias de 1 cm de espessura 2, depois coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga e tempere com um fio de azeite 3.

Salgue 4 e asse em forno estático pré-aquecido a 170° por cerca de 35-40 minutos. Enquanto isso, coloque as cascas em uma panela com água 5 junto com as folhas de sálvia 6

Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20-30 minutos 4. Quando o caldo tiver reduzido 8, coe. Neste ponto, a abóbora também estará pronta, deve estar macia e dourada 9.

Transfira a abóbora para um copo de liquidificador, adicione uma concha de caldo 10 e bata com um mixer de imersão 11 até obter um creme liso e aveludado. Ajuste a consistência diluindo com mais caldo, se necessário, e depois ajuste o sal 12. Reserve em local aquecido.

Agora, ocupe-se dos legumes: descasque a pastinaca 13 e corte-a em palitos finos 14. Faça o mesmo com a cenoura 15.

Fatie finamente a parte branca da cebolinha 16. Por fim, separe os floretes do brócolis 17 e da couve-flor 18 e corte-os em pedaços pequenos.

Aqueça um pouco de azeite em uma frigideira grande, depois adicione as cenouras 19, a pastinaca, a cebolinha 20 e os brócolis 21.

Adicione também a couve-flor 22 e refogue tudo em fogo alto por alguns minutos. Quando os legumes começarem a ganhar cor, adicione o molho fermentado 23 e aumente um pouco o fogo para que evapore rapidamente 24; eles devem permanecer crocantes.

Você está pronto para servir: coloque o creme de abóbora quente no prato 25 e disponha os legumes crocantes por cima 26, depois aromatize com sumac e raspas de limão 27.

Por último, decore com o funcho 28 e complete com os croutons crocantes 29. Sua creme de abóbora assada com legumes crocantes está pronta para ser servida 30!

Conservação

A creme de abóbora assada com legumes crocantes pode ser conservada na geladeira por 2 dias.

Você pode congelá-la, sem os legumes.

Conselho

Você pode substituir o molho tamari por um molho fermentado à base de leguminosas.

O sumac adiciona um toque de frescor, mas se você não o encontrar, pode omiti-lo e usar apenas raspas de limão.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.