Creme de polenta

/5

APRESENTAÇÃO

Com a chegada do outono, inicia-se oficialmente a temporada das sopas cremosas, o comfort food ideal para se aquecer durante as frescas noites com ar revigorante que precedem o inverno. Aqui propomos uma variante apetitosa sobre o tema: a sopa cremosa de polenta, um prato cremoso e saboroso com um toque agridoce que a torna perfeita para os paladares mais refinados. A sopa cremosa de polenta é uma maneira original de saborear a tradicional polenta, além disso, não é apenas um primeiro prato genuíno, rico e apetitoso, mas sua preparação, mais curta em comparação com as clássicas sopas cremosas de legumes, a torna perfeita para quando se tem menos tempo para dedicar à cozinha, mas não se quer abrir mão de um quente e envolvente mimo de sabor!

INGREDIENTES

Ingredientes para o creme
Farinha instantânea para polenta 150 g
Água 1100 g
Creme de leite fresco líquido 200 g
Parmigiano Reggiano DOP 50 g
Azeite virgem extra 10 g
para a cebola echalota e as couves de Bruxelas
Chalota 200 g
Couve de Bruxelas 320 g
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Açúcar mascavo 20 g
Mel millefiori 20 g
Água 100 g

Preparo

Para preparar a sopa cremosa de polenta, comece colocando água para ferver em uma panela grande; enquanto isso, prepare as couves de Bruxelas, removendo as folhas mais externas 1 (verifique se há sujeira e, caso haja, lave-as sob água corrente), depois remova o talo e corte-as ao meio 2. Descasque também as cebolas échalote, corte-as em 2 partes 3 ou, caso sejam muito grandes, divida-as em 4 partes.

Aqueça 20 g de azeite de oliva em uma frigideira, adicione as cebolas échalote 4, regue com 100 g de água 5, cubra com a tampa 6 e cozinhe em fogo médio-alto por cerca de 3 minutos.

Coloque na panela também as couves de Bruxelas 7 e continue o cozimento por mais 5 minutos, ainda com a tampa. Após o tempo indicado, remova a tampa e continue cozinhando para evaporar a água, em seguida, adicione o mel 8 e o açúcar mascavo 9.

Salgue, adicione pimenta a gosto e continue cozinhando por mais 2 minutos ou até que os vegetais estejam caramelizados 10. Desligue o fogo e reserve os vegetais. Agora cuide da sopa cremosa: quando a água na panela estiver fervendo, adicione sal e 10 g de azeite de oliva 11, despeje a farinha instantânea para polenta aos poucos, mexendo com um batedor 12 e cozinhe em fogo baixo por 8 minutos, mexendo continuamente.

Então, desligue o fogo e adicione o creme de leite fresco 13 e o Parmesão ralado 14, mexendo para incorporar à sopa cremosa 15.

Despeje a sopa cremosa nos pratos, adicione ao centro as couves e as cebolas échalote caramelizadas 16, enriqueça com algumas colheres do fundo de cozimento dos vegetais 17 e sirva a sopa cremosa de polenta bem quente 18!

Conservação

Você pode conservar as couves e as cebolas échalote por 1-2 dias na geladeira dentro de um recipiente hermético. A sopa cremosa tende a engrossar, portanto é melhor servi-la imediatamente. Não é recomendado congelar.

Conselho

Você também pode servir a sopa cremosa com speck ou bacon em tiras, fritando-os na frigideira até ficarem crocantes.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.