Cuscuz frio de frango

/5

APRESENTAÇÃO

Você está pensando em um jantar agradável com seus amigos? O que é melhor do que a magia do cuscuz: pequenas pérolas de trigo que dão vida sempre a pratos frios de verão cheios de sabor oriental e são uma alternativa ao clássico prato de massa! Hoje propomos uma versão rica e colorida, não apenas para levar à mesa para um jantar informal, mas também o almoço perfeito como "marmita" para o escritório ou para um piquenique! O cuscuz frio de frango é uma variante do clássico cuscuz de origem norte-africana, preparado com muitos vegetais e pedaços de frango aromatizados com páprica. Este prato também é ideal para um aperitivo original: servido em porções individuais charmosas, o cuscuz frio de frango será a maneira perfeita de começar suas noites em companhia.

Experimente também a nossa salada fria de cevada e outras variantes deliciosas de cuscuz:

  • Cuscuz de verão com anchovas e primosale
  • Cuscuz de atum e abobrinha
  • Cuscuz com legumes
  • Marmita com cuscuz e salmão
  • Cuscuz com salmão e feta
  • Cuscuz com grão-de-bico, frango e abóbora

INGREDIENTES

para o cuscuz
Cuscuz 200 g - pré-cozido
Caldo de legumes 220 g - quente
Azeite virgem extra 10 g
Sal fino 1 pitada
Para o tempero
Peito de frango 800 g
Abobrinhas 200 g
Pimentões vermelhos 100 g
Cenouras 140 g
Ervilhas 100 g
Chalota 1
Pimenta preta quanto baste
Sal fino quanto baste
Páprica doce quanto baste
Caldo de legumes quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Casca de limão 1

Preparação

Para preparar o cuscuz frio de frango, comece fazendo o Caldo de legumes (recomendamos preparar cerca de 300 g, considerando que será necessário tanto para o cuscuz quanto para cozinhar os vegetais). Em seguida, descasque e corte as cenouras 1 em tiras e depois em cubos pequenos 2; lave e corte também as abobrinhas em cubos, tentando fazer pedaços todos iguais e do mesmo tamanho das cenouras 3.

Passe para o pimentão: retire o talo, depois corte ao meio e remova a parte do miolo 4 e as sementes; corte em tiras, depois em cubos do mesmo tamanho. Limpe e fatie finamente também a cebola 6; reserve os vegetais por um momento.

Passe para o frango: corte o peito em tiras 7 e depois em cubos de cerca de 2 cm de espessura 8; aqueça uma frigideira com um fio de azeite e depois adicione o frango 9;

tempere com sal, pimenta e aromatize com páprica doce 10; deixe cozinhar, mexendo frequentemente, por cerca de 5-7 minutos, até que fique com uma crosta dourada. Uma vez pronto, reserve o frango 11 e na mesma frigideira com o fundo de cozimento do frango, adicione a cebola 12

adicione também as cenouras e pimentões 13, e refogue por 4 minutos em fogo alto, adicionando uma ou duas conchas de caldo de legumes que ajudarão no cozimento 14; depois adicione as abobrinhas e ervilhas 15 e cozinhe os vegetais por mais 4 minutos, adicionando caldo de legumes conforme necessário. Os vegetais devem amolecer, mas não desmanchar.

Enquanto isso, prepare o cuscuz: na tigela com o cuscuz adicione uma pitada de sal 16, o azeite 17 e o caldo de legumes quente até cobrir 18.

Cubra com filme plástico e deixe o cuscuz inchar: levará cerca de 5 minutos. Uma vez prontos os vegetais e já resfriados 20, adicione-os na tigela, juntamente com o frango também frio 21

depois adicione também o cuscuz que já estará inchado 22; aromatize com a casca de limão não tratada 23, que dará frescor ao prato. Seu cuscuz frio de frango está pronto para ser servido 24!

Conservação

Você pode conservar o cuscuz de frango na geladeira por 1-2 dias coberto com filme plástico.

Não é recomendado congelar.

Conselho

Para tornar o cuscuz frio de frango convidativo a qualquer momento, use os vegetais da estação que você preferir, algumas mãos cheias de frutas secas ao finalizar o prato darão crocância. Você também pode usar tabasco para quem prefere sabores picantes, ou folhinhas de manjericão fresco para colorir e perfumar. Para um toque a mais, você pode aromatizar o frango com cúrcuma e cominho!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.