Escalopes com cogumelos mistos e purê de batatas

/5

APRESENTAÇÃO

As escalopes com cogumelos representam um clássico da tradição culinária italiana e hoje, com as escalopes de carne bovina com cogumelos mistos e purê, propomos uma releitura da receita típica com a adição do molho de soja que, com seu sabor marcante, confere gosto e sabor ao prato. Para acompanhar as escalopes, não poderia faltar um purê de batatas suave que, com seu sabor delicado, combina perfeitamente com este segundo prato de carne onde triunfam os aromas de um trio de cogumelos salteados: pleurotus, champignon e pioppini. Descubra novos sabores com as escalopes de carne bovina com cogumelos mistos e purê.

Experimente também as escalopes com cogumelos porcini ou as escalopes com cogumelos champignon!

INGREDIENTES

Ingredientes para os cogumelos
Cogumelos choupo 150 g
Cogumelos champignon 150 g
Cogumelos ostra ou cogumelos ostra (Pleurotus) 150 g
Azeite virgem extra 50 g
Molho de soja 45 g
Tomilho 5 raminhos
Alho 1 dente
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para os escalopes
Fatias de carne 250 g
Farinha tipo 00 80 g
Manteiga 30 g
Azeite virgem extra 10 g
Molho de soja 45 g
para o purê
Batatas 500 g
Leite inteiro 60 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparação

Para preparar as escalopes de carne bovina com cogumelos mistos e purê, coloque as batatas para ferver com a casca 1 por cerca de 30 minutos (se usar a panela de pressão, levará 10 minutos). Enquanto isso, prepare os cogumelos champignon: corte a parte terrosa do talo 2, depois remova a sujeira com um pano, se necessário, passe-os rapidamente sob água corrente e depois seque bem e corte-os em fatias 3.

Passando para os pleurotus: separe-os do cacho 4 e com um pano de cozinha limpe a superfície dos chapéus e o talo para remover a sujeira. Por fim, limpe os pioppini: separe os pioppini do talo central 5, escove-os delicadamente para remover também os resíduos de terra. Em uma frigideira, doure um dente de alho com o azeite de oliva 6,

depois remova o alho e adicione os pleurotus, os champignons 7 e os pioppini e cozinhe por cerca de 7 minutos. Tempere tudo com o molho de soja 8, as folhinhas de tomilho 9 e desligue o fogo.

Agora cuide das batatas: descasque-as 10 e reduza-as a um purê com o espremedor de batatas 11, adicione sal e pimenta 12

dilua o purê com o leite quente 13 para amaciar o purê e reserve 14. Bata as fatias de carne com o martelo apropriado para deixá-las finas, depois enfarinhe-as 15.

Em uma panela, derreta a manteiga com o azeite de oliva 16 e quando estiver derretido, coloque as fatias 17; cozinhe a carne de ambos os lados por alguns minutos em fogo médio, depois tempere com o molho de soja 18 e continue por mais dois minutos para que a carne possa absorver o molho.

Quando a carne estiver cozida 19, transfira as fatias de carne para a panela com os cogumelos 20, aqueça juntos por alguns instantes e depois sirva as escalopes em um prato de servir acompanhadas de quenelles de purê guarnecidas com tomilho fresco 21.

Conservação

Recomenda-se consumir as escalopes imediatamente, se sobrar, guarde na geladeira por no máximo 2 dias.

Conselho

Para acompanhar as escalopes de carne bovina, você pode preparar um trio de purês: de batatas, de abóbora e de espinafre, para dar um toque de cor ao prato!

Para um consumo seguro dos cogumelos

Para uma escolha, tratamento e conservação correta dos cogumelos, consulte as diretrizes do Ministério da Saúde.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.