Farinata de couve negra e feijão borlotti

/5

APRESENTAÇÃO

A farinata de couve negra e borlotti é uma sopa típica da cozinha toscana, que remete a outros pratos principais da tradição camponesa, como por exemplo a Ribollita. O nome pode ser enganoso, lembrando outro prato toscano como a Farinata de grão-de-bico, que é na verdade uma torta salgada. A particularidade que caracteriza esta Sopa de couve negra é o uso da farinha de milho para polenta instantânea, que confere uma consistência bastante densa, marcada pela adição de feijões borlotti. Saiba que, para um resultado ótimo, a couve negra melhor é aquela colhida após a primeira geada, como aconselha a sabedoria popular. Envolvente, rica e saborosa, esta farinata de couve negra e borlotti é um genuíno comfort food, para preparar e se revigorar durante os dias mais frios.

INGREDIENTES
Farinha de milho para polenta instantânea 100 g
Couve negra 300 g
Feijão borlotti pré-cozido 200 g
Cebolas roxas 1
Alho 2 dentes
Cenouras 70 g
Aipo 70 g
Pimenta fresca 1
Sálvia quanto baste
Passata de tomate 3 colheres
Extrato de tomate 1 colher
Caldo de legumes quanto baste

Preparo

Para preparar a farinata de couve e borlotti, primeiro retire o caule da couve negra e corte-a finamente 1. Limpe as cenouras, o aipo e a cebola e pique finamente para o refogado 2. Aqueça um fio de azeite em uma panela de borda alta com o alho 3.

Adicione os vegetais 4, a pimenta 5 e algumas folhas de sálvia. Deixe murchar e, em seguida, remova o alho 6.

Adicione a couve 7, deixe amolecer por alguns minutos e depois despeje o molho de tomate 8 e o extrato de tomate. Dilua com o caldo até cobrir 9. Cozinhe por cerca de 30 minutos e ajuste o sal e a pimenta.

Incorpore também os feijões escorridos 10 e continue por mais 30 minutos. Neste ponto, adicione a farinha de milho para polenta instantânea e cozinhe o tempo necessário para que seja absorvida 11. Assim que a farinata adquirir uma consistência densa, estará pronta 12. Sirva quente com um fio de azeite cru.

Conservação

A farinata de couve negra e borlotti pode ser conservada na geladeira por alguns dias. Recomendamos não congelar.

Conselho

A quantidade de farinha pode variar de acordo com a consistência desejada: se preferir uma sopa mais líquida, basta reduzir a dosagem; aumentando, obterá uma sopa bastante compacta. Não jogue fora os caules da couve descartados, mas reutilize-os para um creme ou caldo. Se não tiver pimenta fresca, pode usar pimenta em pó.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.