Focaccia sem glúten com caponata

/5

APRESENTAÇÃO

Quando chega a hora do almoço e a fome aumenta, uma ideia saborosa é necessária para satisfazer o apetite de forma genuína e nutritiva... hoje oferecemos a focaccia sem glúten com caponata, uma receita vegetariana simples e deliciosa! Uma focaccia sem glúten macia recebe um recheio à base de legumes que se inspira livremente no típico acompanhamento siciliano, a Caponata, mas aqui ainda mais rica, como a caponata de legumes de primavera. O recheio é então enriquecido com algumas fatias de queijo pecorino e folhas de rúcula, que conferem um toque de frescor. Uma mistura de sabores mediterrâneos para saborear mordida após mordida, perfeita para a pausa do almoço!

Junto com a focaccia sem glúten com caponata, descubra também estas deliciosas receitas sem glúten:

  • sanduíche com atum, legumes grelhados e stracciatella
  • club sandwich tirolês
  • torta salgada sem glúten de espinafre e tofu

INGREDIENTES

Focaccia sem glúten 2
Queijo pecorino 80 g - semicurado
Songino 30 g
Para a caponata rápida
Berinjelas 230 g - longas
Tomates-cereja 170 g
Cebolas douradas 1
Alcaparras em sal 20 g
Azeitonas verdes 20 g - sem caroço
Pinhões 20 g
Manjericão quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste

Preparo

Para preparar a focaccia sem glúten com caponata, comece pelos ingredientes da caponata rápida: limpe a cebola e corte-a em julienne 1, depois retire as extremidades das berinjelas e corte-as em cubos de 2 cm 2. Finalmente, corte os tomatinhos ao meio 3.

Coloque a cebola em uma frigideira antiaderente com um fio de óleo 4 e doure-a em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Adicione as berinjelas 5, aumente o fogo e refogue por mais 10 minutos, depois adicione os tomatinhos 6.

Tempere com as alcaparras dessalgadas 7, os pinhões 8 e as azeitonas cortadas grosseiramente 9.

Salgue, apimente 10 e cozinhe por mais 10 minutos, depois perfume com algumas folhinhas de manjericão quebradas com as mãos 11. Neste ponto, coloque as focaccias em uma assadeira e leve ao forno a 200° em modo grill por 5 minutos 12.

Enquanto isso, corte o pecorino em fatias com cerca de meio cm de espessura 13. Você está pronto para montar os ingredientes: divida a focaccia ao meio no sentido horizontal 14 e coloque as fatias de pecorino 15.

Adicione 2 colheres de sopa de caponata 16 e complete com a rúcula 17. Feche a focaccia e proceda da mesma forma com a segunda. Sua focaccia sem glúten com caponata está pronta para ser saboreada 18!

Conservação

Recomenda-se consumir a focaccia sem glúten com caponata assim que estiver pronta.

A caponata pode ser conservada por 2 dias na geladeira, em um recipiente hermético.

Dica

Se preferir, você pode substituir o pecorino por um queijo menos curado, como o caciocavallo, por exemplo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.