Franguinho à diavola com batatas

/5

APRESENTAÇÃO

Se você ama carne macia e pele crocante, o franguinho à diavola com batatas se tornará em breve um dos seus segundos pratos preferidos! Nesta receita, guiamos você passo a passo na preparação de uma receita deliciosa e cheia de sabor: um franguinho marinado com vinagre, mel, páprica, alecrim, alho e pimenta, cozido lentamente na panela até obter uma pele dourada e irresistível.

Servido com Batatas assadas douradas e crocantes, cozidas com um truque que as deixará realmente macias por dentro.

O franguinho à diavola com batatas é perfeito para um jantar especial ou para surpreender seus convidados no fim de semana, mas também é ideal para cozinhar no almoço de domingo e compartilhá-lo com toda a família... o aroma que encherá a cozinha conquistará a todos. Com poucos e simples ingredientes, você trará à mesa um grande clássico da tradição italiana, genuíno e saboroso como antigamente!

Descubra outras maneiras de cozinhar o franguinho:

INGREDIENTES

galo 600 g
Alho 1 dente
Pimenta fresca 1
para a marinada
vinagre de vinho tinto 40 g
Páprica doce 8 g
Mel 1 colher
Alho 1 dente
Pimenta fresca 1
Suco de limão 20 g
Alecrim quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para as batatas
Batatas 1 kg
Azeite virgem extra 50 g
Manteiga clarificada 50 g
Sal fino quanto baste
Salsa quanto baste

Preparo

Para preparar o franguinho à diavola com batatas, a primeira coisa é cortá-lo ao meio no sentido do comprimento, a partir do peito 1, abra-o como um livro 2 e pressione bem com as mãos 3.

Em uma travessa, despeje o vinagre de vinho tinto 4, a páprica doce 4 e o mel 5.

Adicione o sal 7, a pimenta, o suco de limão 8 e o alecrim picado 9.

Adicione também a pimenta 10 e o alho 11. Misture tudo até obter uma marinada homogênea. Coloque o franguinho dentro da travessa 12.

Pincele a marinada em ambos os lados, garantindo que toda a superfície seja coberta de maneira uniforme 13. Deixe marinar na geladeira por pelo menos uma hora, ou mais tempo, se possível, para permitir que os sabores penetrem. Após esse tempo, descasque e corte as batatas primeiro ao meio 14 e depois em pedaços 15.

Cozinhe as batatas em água fervente com sal por cerca de 15 minutos, até que estejam cozidas por fora, mas ainda firmes por dentro 16 17. Enquanto isso, despeje em uma assadeira o óleo e a manteiga clarificada 18 e aqueça no forno pré-aquecido a 200°C por 8 minutos.

Neste ponto, escorra as batatas delicadamente e deixe-as secar em uma grade 19. Transfira as batatas para a assadeira quente 20, mexa para temperá-las de maneira uniforme e asse em forno ventilado a 200°C por 45 minutos, mexendo a cada 10-15 minutos. Enquanto isso, cozinhe também o franguinho: aqueça uma frigideira grande em fogo médio com um fio de azeite de oliva extra virgem. Quando o óleo estiver quente, adicione o alho inteiro e a pimenta fresca 21.

Retome o franguinho marinado 22 e coloque-o na frigideira quente com a pele virada para baixo 25. Sobreponha um peso (como, por exemplo, outra frigideira ou uma tampa pesada) para pressioná-lo durante o cozimento 24.

Cozinhe em fogo médio por cerca de 30 minutos, virando o franguinho na metade do tempo 25 e sempre cobrindo com um peso 26. Quando as batatas estiverem bem douradas, retire do forno e tempere com sal 27.

Adicione também a salsinha picada 28 e misture. Assim que o franguinho à diavola estiver cozido 29, sirva-o junto com as batatas assadas e regue com o molho do cozimento 30!

Conservação

Você pode conservar o franguinho à diavola cozido na geladeira por no máximo 1-2 dias, em um recipiente hermético.

Conselho

Escorrer as batatas é muito importante para obter uma crosta dourada.

Se preferir, você pode omitir a etapa de fervura e cozinhar as batatas diretamente no forno por cerca de 40 min a 200°C.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.