Frati fritti
- Energía Kcal 232
- Carboidratos g 52.1
- dos quais açúcares g 15.7
- Proteína g 5.3
- Gorduras g 0.3
- das quais gorduras saturadas g 0.08
- Fibra g 1.2
- Sódio mg 77
- Dificuldade: Fácil
- Tempo de preparação: 30 min
- Tempo de cozimento: 6 min
- Rende: 10 pedaços
- Custo: Baixo
- Notas + 3 h de fermentação da massa
APRESENTAÇÃO
Dizem que seu nome deriva da forma que lembra as tonsuras dos frades; são fritos, maravilhosamente fritos, e são preparados o ano todo, não apenas no Carnaval; parecem Rosquinhas de Carnaval, mas os apreciadores deste doce de rua juram que são uma coisa totalmente diferente: estamos falando dos frati fritos! Sardos para muitos, mas toscanos para a maioria, esses deliciosos círculos de massa doce fermentada e passados no açúcar têm tantas versões quantas são as famílias, quiosques e lojas que transmitem a receita, guardando zelosamente seus segredos. Na impossibilidade de rastrear a receita original dessas delícias macias, confiamos em nossa editora de Lucca, que foi por nós vasculhar nos velhos livros de receitas de avós e tias em busca de provas e pistas deliciosas… nossos chefs adicionaram seu toque e aqui está o resultado: frati fritos muito simples de preparar, perfumados e genuínos, que farão toda a família lamber os beiços! Estão curiosos? Armem-se de açúcar e farinha, e comecem a amassar, a hora do lanche está próxima!
Depois de experimentar essas rosquinhas fritas, aventurem-se na preparação de outros deliciosos doces de Carnaval:
- Zeppole de Carnaval
- Sfinci siciliani
- Zeppole com dois cremes
INGREDIENTES
- Ingredientes para cerca de 10 frati de 10 cm de diâmetro
- Açúcar 50 g
- Farinha tipo 00 500 g
- Óleo de sementes 50 g
- Água 300 g - morna
- Casca de limão 1
- Fermento biológico seco 3 g
- Sal fino 1 pitada
- Para fritar e açucarar os frati
- Óleo de sementes 800 g - para fritar
- Açúcar 100 g - para a superfície
- Óleo de sementes quanto baste - para untar as mãos e a bancada
Preparação
Para preparar os frati fritos, comece peneirando a farinha dentro de uma batedeira planetária equipada com um batedor de pá. Adicione também o açúcar 1, o fermento 2 e as raspas de 1 limão não tratado 3.
Ligue a batedeira planetária e despeje o óleo em fio 4 e, uma vez absorvido, faça o mesmo com a água em temperatura ambiente 5. Quando também estiver incorporada à massa, substitua a pá pelo gancho e continue a amassar em velocidade média: será necessário trabalhar por um total de 7-8 minutos, adicionando a pitada de sal após os primeiros 5 minutos 6.
No final, a massa deve estar bem envolvida ao redor do gancho 7. Unte ligeiramente a superfície de trabalho e transfira a massa para lá 8, em seguida, trabalhe-a brevemente para dar a forma de uma bola 9.
Coloque-a dentro de uma tigela grande e vede com filme plástico 10. Deixe que a massa fermente no forno desligado com a luz acesa por cerca de 3 horas: passado esse tempo, seu volume deverá ter dobrado 11. Coloque o óleo para aquecer em uma frigideira grande. Enquanto atinge 170°C, pegue uma espátula e retire cerca de 90 g de massa 12.
Unte a superfície de trabalho e unte ligeiramente as mãos também 13, para manusear a massa com mais facilidade; na superfície de trabalho, alongue sua porção de massa para formar um rolinho 14. Una as pontas do rolinho 15
E sele-as para obter a forma de uma rosquinha de cerca de 10 cm de diâmetro 16. Assim que terminar de formar seu frati, mergulhe-o em óleo quente a 170°C 17 e frite por 3-4 minutos de cada lado 18.
Quando o frati estiver bem dourado de ambos os lados, escorra-o em papel absorvente 19 e passe-o, ainda quente, em uma travessa baixa e larga onde você terá colocado o açúcar refinado 20, virando-o para açucarar uniformemente. Continue assim até esgotar a massa: você deverá obter 9-10 frati. Saboreie seus frati fritos bem quentes 21: irresistíveis!