Zeppole sarde

/5

APRESENTAÇÃO

De norte a sul, o Carnaval italiano é celebrado com doces de sabor simples, mas atemporais. É assim que a festa mais brincalhona do ano também se torna a mais gulosa, com seus doces antigos que as famílias passam de geração em geração. Chiacchiere, Tortelli com passas ao aroma de laranja e castagnole têm todos um denominador comum: são irresistíveis doces fritos! E no Carnaval, sabe-se, todo frito vale, e cada região mantém viva sua tradição. A Sardenha não fica atrás com suas zippulas, macias Zeppole de Carnaval aromatizadas com açafrão, feitas em várias formas: Rosquinhas de Carnaval ou espirais que as donas de casa mais experientes fazem facilmente usando um simples funil de cozinha. Mas para quem não é tão prático, há alguns truques que ajudarão na preparação dessas delícias. Enriquecer o buffet de doces de Carnaval com essas guloseimas fritas:

 

INGREDIENTES

Ingredientes para 40 zeppole
Leite inteiro 250 g
Farinha tipo 00 500 g
Ovos 145 g - (cerca de 3)
Açafrão 0,6 g - 1 sachê
Casca de laranja 1
Casca de limão 1
Fermento biológico seco 4 g
para fritar
Óleo de amendoim 800 g
para polvilhar
Açúcar 100 g

Preparação

Para preparar as Zippulas ou zeppole sardas, comece pela massa: rale a casca da laranja e do limão 1 não tratados e reserve. Na tigela de uma batedeira (ou em uma tigela de vidro se estiver amassando à mão), adicione a farinha peneirada 2 e o fermento biológico seco 3.

Adicione também o açafrão em pó 4, a casca ralada do limão e da laranja 5 e os ovos levemente batidos 6.

Ligue a batedeira equipada com o gancho e adicione o leite em fio 7. Trabalhe a massa em velocidade média por cerca de 5-6 minutos. A massa ficará muito hidratada e pegajosa 8. Neste ponto, coloque a massa em uma tigela, ajudando-se com uma espátula para soltá-la das laterais 9.

Cubra a tigela com filme plástico 10 e deixe crescer por cerca de 3 horas ou até que a massa tenha dobrado de volume 11. O local ideal para fermentação é o forno desligado com a luz acesa. Após o tempo de fermentação, prossiga com a fritura: em uma panela, aqueça o óleo vegetal até atingir 170°C, use um termômetro culinário para garantir uma fritura ideal. Para formar as zeppole, proceda da seguinte maneira: umedeça as mãos com água 12

depois pegue um pedaço de massa 13 e forme uma pequena rosquinha com um buraco bem amplo 14, mergulhe-a no óleo quente 15

e, ajudando-se com o cabo de madeira de uma concha, gire a rosquinha 16 para que mantenha a forma durante o cozimento. Quando a zeppola estiver dourada, retire-a com uma escumadeira e coloque-a em uma bandeja forrada com papel toalha para absorver o excesso de óleo. Continue formando outras zeppole até acabar a massa. Para finalizar, passe as zeppole no açúcar refinado de ambos os lados 17. Sirva imediatamente suas zeppole sardas! 18

Conselho

Uma das variações desta receita é a adição do filu e ferro, a típica aguardente da Sardenha, basta uma colher de sopa adicionada à massa junto com os outros líquidos para conferir um aroma e perfume especiais!

Conservação

Recomenda-se consumir as zeppole recém-preparadas e conservá-las no máximo por um dia, sob uma cúpula de vidro. Aconselha-se a não congelar.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.