Jambalaya

/5

APRESENTAÇÃO

Poucos pratos como a jambalaya conseguem refletir tão bem a identidade do lugar em que foram criados: assim como Nova Orleans é uma mistura de culturas e etnias diferentes, também o prato símbolo de sua culinária é o fruto de contaminações nascidas da necessidade de combinar de maneira criativa os produtos locais disponíveis. A essência da culinária crioula, na verdade, é justamente a de fundir ingredientes de origem africana e caribenha com receitas típicas dos colonos europeus, em particular franceses, espanhóis e portugueses, sem esquecer as influências dos nativos americanos e de outras minorias, incluindo a italiana! A jambalaya é um prato único à base de arroz, carne e crustáceos e, como dissemos, representa da melhor forma essa mistura. O uso do arroz e o cozimento em uma única panela nos remete imediatamente à famosa Paella à valenciana espanhola, enquanto as especiarias e a grande variedade de ingredientes utilizados mudam de acordo com a região e as pessoas que a cozinham. Nós propomos a receita da jambalaya vermelha, muito popular nos restaurantes de Nova Orleans, que se diferencia da jambalaya cajun, típica do sul da Louisiana, pela presença do tomate. Se você quer saborear a essência da América mais autêntica, deixe-se levar pelas notas de um disco de blues e coloque as mãos na massa para realizar uma das receitas mais emblemáticas dessa cultura de mil facetas!

INGREDIENTES

Arroz 500 g - grão longo (tipo Basmati)
Camarões 600 g
Polpa de tomate 450 g
Chouriço 100 g
Pimentão verde 300 g
Cebolas 150 g
Aipo 100 g
Azeite virgem extra 40 g
Cajun 2 colheres - mix de especiarias
Salsa quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o caldo de frango
Coxinhas de frango 1,35 kg
Água 3 l
Cenouras 100 g
Cebolas 100 g
Aipo 50 g
Sal grosso 2 colheres
Pimenta jamaicana 2 colheres - em grãos

Preparação

Para preparar a jambalaya, primeiro prepare o caldo de frango: limpe e corte grosseiramente a cebola, o aipo e as cenouras 1, depois retire a pele das coxas de frango com a ajuda de uma faca 2. Coloque tanto os legumes quanto o frango em uma panela grande 3,

adicione o sal grosso 4 e os grãos de pimenta-da-jamaica 5, depois cubra tudo com água 6.

Cozinhe o caldo por 50 minutos a partir do momento em que a água começa a ferver 7. Após esse tempo, coe o caldo 8 e reserve-o aquecido, depois desfie o frango separando a carne dos ossos e nervos 9.

Agora você pode passar à preparação da jambalaya: limpe e corte em cubinhos os pimentões verdes 10, a cebola 11 e o aipo 12.

Aqueça o óleo em uma panela, adicione os legumes 13 e refogue em fogo médio por cerca de 10 minutos. Enquanto isso, corte também o chouriço em cubinhos 14. Após os 10 minutos, adicione ao refogado o chouriço 15,

a carne do frango 16 e o mix de especiarias cajun 17. Misture bem 18 e cozinhe em fogo médio por mais 10 minutos.

Agora adicione o arroz 19 e toste-o por um minuto, depois despeje o caldo de frango até cobrir abundantemente tudo 20. Adicione também o molho de tomate 21,

tampe a panela 22 e cozinhe por cerca de 18 minutos ou pelo tempo indicado na embalagem do arroz, verificando de vez em quando se o líquido não secou demais. Após 10 minutos, adicione os camarões inteiros 23, tampe 24 e continue cozinhando. Ao término do tempo de cozimento do arroz, a jambalaya deve ainda estar ligeiramente caldosa no fundo.

Desligue o fogo, adicione uma pitada de pimenta-do-reino moída na hora 25 e salsa fresca picada 26 e sua jambalaya está pronta para ser saboreada 27!

Conservação

A jambalaya pode ser conservada na geladeira por, no máximo, um dia, em um recipiente hermético. Não é recomendado congelar.

Dica

Não existe apenas uma jambalaya, mas várias receitas diferentes que mudam dependendo dos ingredientes disponíveis... sintam-se livres para usar peito de frango no lugar das coxas ou substituir os crustáceos por outros frutos do mar ou moluscos, como lulinhas ou polvo. O chouriço é um tipo particular de embutido de sabor forte e picante: se não encontrá-lo, você pode optar por usar linguiça defumada, bacon ou pasta de salame. O caldo de frango pode ser substituído por um caldo de carne, que no entanto conferirá à preparação um sabor mais forte. Em relação às especiarias, você pode encontrar no mercado o mix de especiarias cajun ou substituí-lo com páprica defumada, enquanto no lugar da pimenta-da-jamaica, pode usar pimenta-do-reino em grãos comum. Preferimos adicionar os camarões com cabeça e casca para obter um sabor de mar mais intenso, mas se preferir, pode descascá-los e cozinhá-los por menos tempo.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.