Curry de camarões

/5

APRESENTAÇÃO

A culinária indiana reflete o caráter multicultural e criativo dos habitantes deste vasto subcontinente: além dos populares pratos vegetarianos, como os samosas de legumes, encontramos também saborosas receitas tanto de carne, como o frango ao curry ou tikka masala, quanto de peixe, estas últimas muito difundidas principalmente nos estados ao longo da costa. Hoje propomos o curry de camarões, um típico prato do mar que une sabores e aromas das especiarias indianas à consistência carnuda desses crustáceos, tornando-os suculentos e picantes na medida certa! A preparação não é complicada e os ingredientes são relativamente fáceis de encontrar, mas atenção: uma vez combinados em seu wok, formarão um delicioso molho vermelho vivo e você será envolvido por uma explosão de cores e aromas, impossível de conter! Coloque o curry de camarões no centro da mesa junto com uma tigela cheia de arroz pilaf e convide seus amigos a se servirem, para misturar as preparações no prato ao seu gosto... com a música certa, você se sentirá parte de um suntuoso banquete digno dos filmes de Bollywood e a Índia de repente não parecerá mais tão distante!

Se você está em busca de outras ideias exóticas, não perca nossa receita de camarões grandes ao brandy e o curry verde tailandês!

INGREDIENTES

Camarões 900 g - para limpar
pasta de curry 1 colherinha - vermelho
Cúrcuma em pó 1 colherinha
Pimenta fresca 40 g
Chalota 40 g
Alho 2 dentes
Óleo de sementes 3 colheres
Farinha de arroz 1 colherinha
Salsa 1 raminho
Sal fino quanto baste
Para o caldo de crustáceos
Cenouras 1
Cebolas 1
Aipo 1 talo
Gengibre fresco 40 g
Conhaque 20 g
Óleo de sementes 1 colher
Água quanto baste - fria

Preparo

Para preparar o curry de camarões, comece limpando os camarões para preparar o caldo de crustáceos: remova a cabeça e a casca 1 e reserve-as, depois faça um corte ao longo das costas dos camarões com uma faca 2 e retire o fio preto que está dentro, ou seja, o intestino 3; no total, você deve obter cerca de 600 g de camarões limpos.

Coloque os camarões em uma tigela, adicione uma colher de sopa de óleo de sementes 4 e uma colher de chá de cúrcuma 5, misture bem 6, cubra a tigela com filme plástico e deixe marinar na geladeira durante o tempo de preparação.

Continue com a limpeza dos vegetais: lave e descasque a cebola e a cenoura e corte-as em pedaços grandes 7, depois faça o mesmo com o talo de aipo, sem descartar as folhas 8. Por fim, descasque o gengibre e corte-o em pedaços não muito pequenos 9.

Agora coloque o óleo de sementes em uma panela e aqueça em fogo alto, depois adicione o aipo, a cenoura, a cebola e o gengibre 10, acrescente as cabeças e as cascas dos camarões 11 e deixe tostar por 2-3 minutos, sempre em fogo alto, pressionando bem os restos com uma colher de pau para liberar todos os sucos 12.

Deglace com o brandy 13 e deixe evaporar completamente, depois cubra os ingredientes com água fria 14, abaixe o fogo e deixe cozinhar por pelo menos 45 minutos. Quando o caldo de crustáceos estiver pronto, coe através de uma peneira fina 15 e reserve.

Enquanto o caldo está cozinhando, você pode cuidar dos ingredientes para o curry de camarões: descasque a chalota e corte em fatias finas 16, depois faça o mesmo com os dentes de alho 17. Finalmente, pegue a metade da pimenta, remova as sementes internas e corte em fatias finas 18; para remover as sementes mais facilmente, você pode esfregar a pimenta inteira entre as mãos, depois cortar a extremidade superior e bater no tabuleiro de cabeça para baixo para soltá-las.

Neste ponto, aqueça o caldo de peixe e mantenha à mão, depois retire os camarões que estavam marinando na geladeira. Aqueça bem um wok com 2 colheres de sopa de óleo de sementes, adicione a chalota, o alho e a pimenta 19 e deixe refogar em fogo alto por alguns minutos, adicionando uma concha de caldo se necessário. Adicione os camarões temperados com cúrcuma 20, misture brevemente para incorporá-los ao refogado, depois cubra com o caldo de peixe 21 e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.

Enquanto isso, pegue a pasta de curry vermelho, adicione uma colher de chá de farinha de arroz 22 e misture bem, depois adicione ao wok 23 junto com outra concha de caldo; misture bem 24 e deixe cozinhar por mais 3-4 minutos.

Por fim, adicione a salsa picada 25, ajuste o sal 26 e desligue o fogo. Seu delicioso curry de camarões está pronto para servir 27!

Conservação

É aconselhável servir o curry de camarões imediatamente ou conservá-lo na geladeira, em um recipiente hermético, por no máximo um dia. Não é recomendado congelar.

Conselho

Não se esqueça de servir o curry de camarões com arroz pilaf ou pão, naan ou chapati, não apenas para respeitar o costume indiano, mas principalmente porque é a melhor maneira de recolher e saborear o delicioso molho em que os crustáceos estão mergulhados!

Se quiser adicionar vegetais, você pode optar por ervilhas-tortas e vagens para adicionar diretamente ao refogado.

Se você gosta do sabor intenso do coentro, pode substituí-lo pela salsa, enquanto se não tiver brandy em casa, pode usar tranquilamente vinho branco.

Quanto à pasta de curry, existem duas possibilidades: você pode prepará-la em casa com um pilão, ou mais simplesmente com um mixer, usando alho, cebola, gengibre, capim-limão, páprica e pimenta, ou pode comprá-la online ou em lojas de alimentos étnicos. Fique atento, porém: existem vários tipos de pasta de curry que diferem em cor e grau de picância!

Procurando outras deliciosas variações de curry? Experimente o curry de tamboril ou o salmão ao curry e leite de coco!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.