Lasanha com cogumelos porcini, abóbora e gorgonzola

/5

APRESENTAÇÃO

Um clássico de domingo: as lasanhas! Um prato versátil onde camadas de folhas de massa de ovo se alternam com muitos ingredientes suculentos... nesta lasanha com porcini, abóbora e gorgonzola, propomos a combinação de sabores tipicamente outonais! Uma deliciosa variação das lasanhas de cogumelos enriquecida com cubos macios de abóbora envolvidos por um saboroso molho bechamel de gorgonzola que tornará a lasanha super cremosa. Traga à mesa os aromas e sabores que o outono nos oferece e experimente também outras receitas deliciosas como a massa com abóbora e gorgonzola.

INGREDIENTES

Ingredientes para uma assadeira de 20x30 cm
Lasanha de ovo 250 g
Grana Padano DOP 30 g - para ralar
para os cogumelos
Cogumelos porcini 900 g
Azeite virgem extra 50 ml
Vinho branco 40 ml
Tomilho 1 raminho
Alho 1 dente
Salsa 10 g
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para a abóbora
Abóbora 1 kg
Alecrim 4 raminhos
Azeite virgem extra 45 ml
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
para o molho bechamel
Leite inteiro 650 ml
Farinha tipo 00 50 g
Manteiga 50 g
Gorgonzola 200 g
Noz-moscada quanto baste
Sal fino quanto baste
para untar a assadeira
Azeite virgem extra quanto baste

Preparo

Para preparar a lasanha com porcini, abóbora e gorgonzola, corte a abóbora em fatias, descasque-a 1 e corte-a em cubos 2. Forre uma assadeira com papel manteiga e distribua os cubos de abóbora, tempere com alecrim, sal, pimenta e um fio de azeite de oliva 3.

Asse em forno estático pré-aquecido a 220°-240° por 25 minutos, mais 5 minutos com o grill (se for forno ventilado, asse a 220° por 15 minutos). Enquanto isso, cuide da limpeza dos cogumelos porcini: Com a ajuda de uma faquinha afiada com lâmina lisa, comece a remover a parte terrosa do talo, raspando delicadamente até eliminar qualquer vestígio de terra 4. Remova resíduos adicionais de terra com um pano de algodão úmido. Fatie os cogumelos, eles devem ter cerca de 2-3 mm de espessura 5. Em uma frigideira, doure o alho com um fio de óleo 6, o tempo necessário para aromatizar o óleo,

depois remova o alho e adicione os cogumelos porcini fatiados 7, regue com vinho branco 8, adicione sal e pimenta, cozinhe em fogo alto por 6 minutos. Enquanto isso, pique a salsa e as folhinhas de tomilho e adicione aos cogumelos 9.

Enquanto isso, a abóbora também estará pronta, retire do forno e deixe esfriar um pouco 10. Cuide do bechamel: corte o gorgonzola em cubos, aqueça o leite em uma panela com noz-moscada 12.

Em outra panela, derreta a manteiga em pedaços em fogo baixo 13 e incorpore a farinha peneirada 14, mexendo rapidamente com um batedor 15 para criar o roux,

neste ponto, despeje o leite quente aos poucos sobre o roux, sempre mexendo e mantendo o fogo baixo, continue até que o molho engrosse e depois adicione os cubos de gorgonzola 16, reservando 50 g para a camada final da lasanha. Ajuste o sal, se necessário, e agora está tudo pronto para montar a lasanha: pegue uma assadeira de 20x30 cm, distribua no fundo uma camada de bechamel de gorgonzola 17, coloque 4 folhas de lasanha ligeiramente sobrepostas 18,

cubra as folhas com bechamel 19, depois distribua os cogumelos salteados 20 e os cubos de abóbora 21.

Monte outra camada com 3 folhas 22, para que a lasanha fique compacta, coloque uma camada de folhas na vertical e outra na horizontal. Distribua o bechamel por cima e continue com o mesmo recheio de porcini e abóbora 23, alterne uma camada de 4 folhas, bechamel e recheio de cogumelos e abóbora e finalize com uma última camada composta por 3 folhas 24, bechamel, cogumelos, abóbora, polvilhe a superfície com Grana Padano e adicione os cubos de gorgonzola reservados.

Polvilhe a superfície com Grana 25 e adicione os cubos de gorgonzola reservados 26. Asse em forno estático pré-aquecido a 220° por 20 minutos (ou a 200° por 10-15 minutos). Quando estiver pronto, retire a lasanha com porcini, abóbora e gorgonzola do forno 27 e deixe esfriar um pouco antes de servir.

Conservação

Você pode conservar a lasanha com porcini, abóbora e gorgonzola na geladeira, coberta com filme plástico ou em um recipiente hermético por 1-2 dias. Pode ser preparada no dia anterior, mantida na geladeira coberta com filme plástico e assada no dia seguinte. É possível congelá-la, apenas se todos os ingredientes frescos tiverem sido usados, de preferência crua: para assá-la, basta descongelá-la na geladeira cerca de 24 horas antes e depois assá-la no forno.

Conselho

Se não aprecia o sabor forte do gorgonzola, pode substituí-lo por taleggio ou brie.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.