Latte fritto

/5

APRESENTAÇÃO

No Carnaval, todo frito é permitido, especialmente se for uma sobremesa típica. A Sicília não fica de fora ao respeitar esta tradição e, ao lado dos célebres Sfinci siciliani, apresenta o leite frito. Esses deliciosos pedacinhos têm origens antigas, a receita siciliana parece ter sido passada pelas freiras clarissas e acredita-se que remonte ao século XVII. Mas a paternidade desta preparação é atribuída aos espanhóis que, durante suas dominações no território italiano, influenciaram a culinária local. São muitas as regiões que desenvolveram sua própria versão: o leite doce frito da Ligúria, os fritos de leite abruzeses e a Creme Frito disseminada na Emilia. A variante siciliana, ao contrário destas últimas e da espanhola, a leche frita, caracteriza-se por um delicado aroma cítrico e pela ausência de ovos na massa. Prepare-se para as frituras mais esperadas do ano e esteja pronto para degustar essas iguarias bem quentes para preservar sua fragrância. Enriqueça o buffet dos doces de Carnaval com essas delícias!

INGREDIENTES

Leite inteiro 800 g
Amido de milho (maizena) 200 g
Açúcar 150 g
Casca de limão 1
para empanar
Ovos 4
Farinha de rosca 200 g
para fritar
Óleo de amendoim quanto baste

Preparação

Para preparar o leite frito, coloque em uma tigela grande o amido 1, o açúcar 2 e as raspas de limão 3.

Misture esses ingredientes secos 4 e reserve. Em uma panela, aqueça o leite 5 e, assim que começar a ferver, despeje-o na tigela com os ingredientes secos 6 aos poucos, mexendo para não formar grumos.

Leve tudo novamente para a panela, coloque em fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula ou colher de pau 7. Quando notar que o creme começa a formar grumos e a engrossar ao mesmo tempo 8, basta apagar o fogo e mexer vigorosamente. Você verá que o creme voltará a ficar liso longe da fonte de calor. É importante que essa operação seja feita com uma colher de pau ou espátula e não com um batedor manual, pois com o batedor você corre o risco de desandar o creme, que durante o tempo de resfriamento se tornaria aquoso e não perfeitamente espesso. Uma vez pronto, despeje o creme e espalhe-o rapidamente em uma assadeira retangular de cerca de 26x19 cm, forrada com papel manteiga 9,

alise bem 10 e deixe esfriar na geladeira durante a noite (não será necessário usar filme plástico em contato, pois não importa que se forme uma película, considerando que para esta receita o creme deve estar bem frio e firme). Uma vez que o creme estiver frio 11, corte-o em cubos irregulares de cerca de 4 centímetros 12. Com essas doses e esta forma, você obterá cerca de 18 pedaços.

Passe cada pedaço de creme primeiro nos ovos batidos 13, depois na farinha de rosca 14 e depois novamente nos ovos 15 e na farinha de rosca, para uma dupla empanada.

Conforme empanar os pedaços, coloque-os em uma bandeja 16. Aqueça o óleo na panela e quando atingir 170° 17, mergulhe os pedaços 18. Frite poucos de cada vez para não baixar a temperatura do óleo, levará cerca de 1 minuto.

Quando os pedaços estiverem dourados, escorra-os 19 e deixe-os secar em uma bandeja forrada com papel absorvente 20. Sirva imediatamente seu leite frito bem quente 21.

Conservação

O leite frito deve ser consumido imediatamente. Não é recomendado conservar.

Conselho

Você pode aromatizar o leite frito também com canela ou raspas de laranja e servi-lo com chocolate amargo derretido, para torná-lo ainda mais saboroso!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.