Biscoitos de abóbora da bruxa
- Médio
- 2 h 15 min
Comumente as conhecemos como línguas de gato por sua forma plana, estreita e alongada. O termo técnico na confeitaria para estes deliciosos biscoitinhos muito simples de fazer é massa a cigarro como nos explica o Mestre Iginio Massari, que os preparou para nós. Todos nós já os experimentamos pelo menos uma vez, escondidos entre outros biscoitos e docinhos nos "tabuleiros" de doces do domingo. São preparados em poucos minutos, fazendo uma delicada massa à base de manteiga, açúcar, farinha e claras de ovo. Ideais para servir no lanche junto com pequenos doces, pois combinam perfeitamente com chá, ou então servidos com sorvete, com doces de colher, cremes deliciosos e saladas de frutas. As línguas de gato também podem ser utilizadas para decorar bolos, adicionando um toque de elegância e sabor a mais!
E se você procura outras receitas para reutilizar as claras, experimente também este Bolo Inglês com claras de ovos sobrando!
Para preparar as línguas de gato, primeiro coloque a manteiga amolecida em uma tigela. Adicione o açúcar de confeiteiro 1 e misture com uma espátula. Esta massa não deve ser batida. Incorpore as claras de ovo 2 e misture novamente até obter um creme 3.
Adicione a farinha 4 e misture novamente até obter uma massa macia 5. Transfira a massa para um saco de confeitar com bico liso de 10 mm 6.
Faça palitos em uma assadeira forrada com papel manteiga com cerca de 10 cm de comprimento 7; você pode fazer cerca de 15 em uma mesma assadeira 8. Asse em forno ventilado pré-aquecido a 190° por cerca de 8 minutos. Neste ponto, as línguas de gato estarão prontas. Retire do forno 9
e se preferir dar uma forma diferente do habitual, quando ainda estiverem quentes, transfira para um rolo de massa 10 e deixe esfriar. Dessa forma, você obterá uma forma ondulada. Caso contrário, para obter uma forma reta, basta deixá-las esfriar na assadeira. Transfira para um prato de servir e sirva 11, ou use-as para criar uma sobremesa soltando sua criatividade 12.