Linguado com molho holandês

/5

APRESENTAÇÃO

Adora pratos de peixe, mas está sem ideias? Quer preparar um prato que não exija muito tempo, mas que seja ao mesmo tempo refinado e saboroso? Propomos uma receita com sabor de mar, perfumadíssima graças à adição de tomilho e enriquecida por um excelente molho: o linguado com molho holandês, um acompanhamento delicioso que é perfeito não só para pratos à base de peixe, mas também para legumes ou carne. Um molho delicioso e de sabor rico que vai lembrar a maionese, mas com uma preparação diferente e um gosto mais acentuado devido ao uso de manteiga clarificada em vez de óleo. Experimente soltar a criatividade com esse prato principal: o sabor delicado do linguado acompanhado pelo saboroso molho holandês certamente irá encantar seus convidados!

INGREDIENTES

Ingredientes para o linguado
Linguado 400 g
Farinha tipo 00 80 g
Manteiga 40 g
Tomilho 8 raminhos
Sal fino quanto baste
para o molho holandês (cerca de 200 g)
Manteiga clarificada 100 g
Gemas 4
Suco de limão 20 g
Sal fino quanto baste
Pimenta branca quanto baste

Preparo

Para preparar o linguado com molho holandês, comece pelo molho: primeiro faça a manteiga clarificada; corte a manteiga 1, deixe derreter em banho-maria tomando cuidado para espumar 2 e, uma vez purificada da caseína, você pode transferi-la 3.

Enquanto isso, prepare o molho: é muito importante que o cozimento seja em banho-maria, então lembre-se de que a água não deve tocar a panelinha e não deve ferver. Coloque as gemas na panelinha e quebre-as com um batedor 4, misture e adicione o suco de limão 5, o sal 6,

a pimenta branca 7 e depois adicione a manteiga clarificada em fio 8, continuando a bater com o batedor 9.

Continuando a misturar, você verá que aos poucos o seu molho começará a mudar de cor 10, tornando-se mais claro, assim como mudará sua consistência, tornando-se mais firme. Cozinhe por cerca de 5 minutos em fogo baixo, sempre mexendo, e quando estiver pronto, coloque-o de lado em uma tigelinha 11. Agora dedique-se à preparação do linguado: seque os filés de linguado com papel toalha 12

coloque a farinha em uma assadeira, adicione o tomilho picado 13 e misture com um garfo para que seja distribuído uniformemente 14. Então enfarinhe bem os filés de linguado de ambos os lados 15.

Uma vez enfarinhados todos os filés 16, aqueça a manteiga em uma frigideira antiaderente 17, depois coloque cuidadosamente os filés 18 e ajuste o sal.

Cozinhe os filés por um par de minutos de cada lado, tomando cuidado ao virá-los sempre muito delicadamente 19, pois eles se desfazem muito facilmente. Cozinhe por mais alguns minutos, depois coloque os filés sobre papel absorvente 20. Sirva seus filés com o molho holandês previamente preparado 21.

Conservação

É preferível consumir o linguado com molho holandês assim que preparado. O molho holandês pode ser mantido na geladeira por não mais que dois dias bem coberto; no momento da utilização, retire-o da geladeira com meia hora de antecedência, pois é muito mais saboroso em temperatura ambiente do que frio.

Dica

Para saborear melhor o gosto encorpado e macio do molho, é bom consumi-lo imediatamente. Uma vez conservado, terá tendência a solidificar e voltar a ficar compacto como se fosse um creme de manteiga, distante da consistência semelhante ao zabaione própria do molho recém-feito. Experimente também na receita de linguado no papelote com legumes ao vapor!

Você pode acompanhar o linguado com um acompanhamento de vagens, ervilhas ou cenouras.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.