Mini pavlove com creme de limão

/5

APRESENTAÇÃO

Uma receita que veio de muito longe: a Pavlova é uma sobremesa de origem australiana, embora o nome possa fazer pensar na Rússia.
De fato, a receita foi dedicada por um confeiteiro australiano à bailarina russa de mesmo nome Anna Pavlova que estava em turnê na Austrália e Nova Zelândia: admirando-a, o confeiteiro quis criar uma sobremesa leve como seus passos e branca como suas roupas de cena.
Hoje apresentamos uma variação em porções individuais, para dividir mais facilmente com amigos e seus convidados para saborear toda a leveza e maciez do merengue e do creme aromatizado com limão.
As mini pavlovas são uma verdadeira delícia para o paladar e uma sobremesa ideal para um jantar refinado e de grande efeito!

Experimente também estas deliciosas variações:

INGREDIENTES

Ingredientes para o merengue
Açúcar 250 g - extrafino
Claras 180 g - (cerca de 6)
Amido de milho (maizena) 15 g
Cremor tártaro 4 g
Vinagre de maçã 1 colher
Extrato de baunilha 2 colherinhas
Sal fino 1 pitada
Para o creme de limão
Farinha tipo 00 35 g
Fécula de batata 35 g
Leite inteiro 500 ml
Gemas 6
Açúcar 150 g
Casca de limão 1 - não tratado
Creme de leite fresco líquido 200 ml
Açúcar de confeiteiro quanto baste - (para bater o creme de leite opcional)
Para decorar
Mirtilos 80 g
Framboesas 80 g
Kiwi 1
Groselha quanto baste
Maracujás quanto baste
Hortelã quanto baste

Preparo

Para preparar as mini pavlovas, comece pelo creme de limão: em uma panela grande, aqueça o leite (integral ou semidesnatado) com a casca de meio limão 1. Enquanto isso, em uma tigelinha, coloque as gemas, adicione o açúcar e bata os ovos 2 até obter uma mistura homogênea e cremosa. Adicione a farinha peneirada com o amido de batata (ou amido de milho) 3,

então misture a mistura com o batedor 4. Depois, adicione o leite ligeiramente morno coando a casca de limão com uma peneira 5, misture bem, depois coloque tudo de volta na panela 6.

Ligue o fogo baixo e continue misturando até obter um creme fluido 7. Quando estiver pronto, transfira-o para uma tigela grande e cubra com filme plástico em contato 8. Enquanto o creme esfria, comece a preparar o merengue: em uma tigelinha, coloque o açúcar refinado e depois o amido de milho 9.

Depois, na tigela de uma batedeira, coloque as claras 10, comece a batê-las em neve adicionando uma pitada de sal. Em seguida, adicione o extrato de baunilha 11 e continue batendo. Adicione também o cremor tártaro 12 (ou fermento em pó),

depois, aos poucos, adicione também o açúcar misturado com o amido de milho 13. Por último, adicione também o vinagre de maçã (ou de vinho branco) 14. Continue batendo até obter uma mistura cremosa e firme 15.

Espalhe a mistura em uma assadeira forrada com papel manteiga: formando 4 discos bastante espessos com bordas ligeiramente elevadas 16. Asse as mini pavlovas em forno estático pré-aquecido a 120°C por pelo menos 1 hora. Enquanto isso, prepare as frutas que serão usadas para decorar: descasque e corte o kiwi em fatias 17 e depois em pedaços. Lave sob água corrente os mirtilos, as groselhas e as framboesas. Corte ao meio o maracujá e retire as sementes. Neste ponto, bata o creme de leite para adicionar ao creme de confeiteiro de limão (para este procedimento, você também pode consultar a escola de culinária: como bater creme de leite). Em uma tigela, coloque o creme de leite fresco líquido, adicione, se preferir, açúcar de confeiteiro 18 e bata até obter uma mistura fofa.

Então, retome o creme de confeiteiro de limão já frio, retire o filme plástico e coloque-o em uma tigela alta. Adicione o creme de leite batido 19 e misture os dois cremes 20 para obter uma única mistura. Quando os merengues estiverem prontos, retire-os do forno e comece a montar suas mini pavlovas com creme de limão: coloque os merengues em uma travessa, coloque no centro de cada um algumas colheres de creme 21.

Finalmente, decore com as frutas: adicione os mirtilos 22, depois as groselhas, as framboesas, os kiwis 23 e as sementes do maracujá. Decore a gosto com algumas folhas de hortelã 24. Suas mini pavlovas com creme de limão estão prontas para serem saboreadas!

Conservação

As mini pavlovas com creme de limão podem ser conservadas na geladeira por no máximo 1-2 dias em um recipiente hermético.
Não é recomendado congelar.

Conselho

Você pode variar a decoração com as frutas que preferir e, se quiser decorar ainda mais as mini pavlovas, pode adicionar uma ganache de chocolate ou café jogada em fio para criar linhas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.