Como bater o creme de leite

/5

APRESENTAÇÃO

O creme de leite batido, aquela nuvem doce e fofa que decora os bolos, onde se pode mergulhar o dedo. A nota a mais quando se degusta um bom sorvete artesanal ou o Chocolate quente, especial com morangos para criar Cestinhas de creme e morangos ou rocamboles doces! Além disso, é usado como base para mousses, semifreddos e alguns cremes como o Creme de iogurte ou o clássico Creme diplomático. Com a adição de açúcar de confeiteiro e sementes de baunilha, torna-se um delicioso Creme Chantilly, perfeito para rechear ou decorar doces como o Bolo de caneca (Mug cake). Mas como se prepara o creme de leite batido? Revelamos os truques simples para bater o creme de acordo com os diferentes usos: semi batido (para usar, por exemplo, para preparar uma bavaroise) e batido (para decorações e coberturas). Também revelaremos como evitar as armadilhas que esta simples preparação pode esconder ou como recuperar o "creme talhado". Municie-se de creme de leite fresco líquido, um batedor elétrico (ou uma batedeira), uma tigela de aço ou vidro bem fria e Açúcar de confeiteiro caseiro para adoçar a gosto!

INGREDIENTES
Creme de leite fresco líquido quanto baste
Açúcar de confeiteiro quanto baste - (opcional)
Mascarpone quanto baste - (opcional)

Para o creme semi batido

Para realizar o creme semi batido, primeiro deixe a tigela e os batedores esfriando na geladeira por pelo menos 15 minutos. Despeje o creme frio da geladeira na tigela e comece a bater com os batedores em velocidade média 2, para obter um creme estável. Se quiser adoçar, pode adicionar desde o início, e pouco a pouco, açúcar refinado ou de confeiteiro. Bata o creme até que fique fofo e espumoso, cremoso mas não firme 3.

Para o creme batido firme

Para obter um creme firme, comece sempre com a tigela 4 e os batedores bem frios da geladeira. Despeje o creme líquido frio na tigela 5 6. Nesta fase, para evitar respingos, você pode cobrir a tigela com filme plástico, criando um espaço para passar os batedores.

Trabalhe com os batedores o creme primeiro em baixa velocidade e depois aumente gradualmente até atingir a velocidade média 7. Nesta fase, você pode adicionar açúcar de confeiteiro ou refinado se a sua receita pedir 8. Incorpore o açúcar aos poucos até que o creme fique bem batido 9. Não recomendamos bater até ficar muito firme se você for usar o creme para decorações de bolos, pois não ficaria liso e compacto.

Para tornar o creme batido mais estável, você pode adicionar uma colher de sopa de mascarpone 10. O creme ficará mais estruturado 11; assim será perfeito para usar no saco de confeitar para decorar bolos 12 e docinhos.

Como recuperar o creme talhado

Como recuperar o creme que talhou? Isso acontece se o creme de leite fresco líquido for batido demais 13 14, porque talvez uma velocidade muito alta tenha sido usada ou foi batido por muito tempo 15.

Para recuperá-lo, basta adicionar mais creme de leite fresco líquido 16 e mexer delicadamente com uma espátula 17. Desta forma, o creme ficará macio, não mais grumoso 18. Se o creme estiver excessivamente talhado, ou seja, a parte gordurosa se separou da líquida, você terá obtido manteiga e não poderá recuperá-lo.

Como colorir o creme batido

Uma vez batido o creme de leite fresco líquido 19, ele pode ser colorido com corantes alimentares em gel ou em pó, que conferem cores mais intensas e não diluem o creme que desmontaria. Você também pode usar corantes naturais como café solúvel 20 ou a calda de cerejas. Mexa delicadamente com a espátula para uniformizar a cor 21.

Conselho

Como evitar respingos? Você pode cobrir a tigela com filme plástico e inserir os batedores dentro.

Para os usos: o creme semi batido é usado para acompanhar taças de pêssegos em calda ou morangos frescos, para preparar mousses, semifreddos, bavaroises, creme de mascarpone ou para a preparação do creme diplomático. Enquanto o creme batido pode ser usado para servir o chocolate quente, o sorvete e outras sobremesas de colher e é perfeito para cobrir ou decorar bolos, como por exemplo o Bolo poke. Com a adição de açúcar de confeiteiro e sementes de baunilha, torna-se um delicioso creme Chantilly!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.