Omelete (receita básica)
- Muito fácil
- 9 min
- Kcal 287
Na cozinha, quanto mais se consegue concentrar sabores autênticos e envolventes em um prato simples, mais se chega ao coração de quem prova, sem muitos efeitos especiais. A chef estrelada Cristina Bowerman nos conquistou literalmente com um prato único, rico e colorido como a omelete de verduras: uma homenagem à França e à América juntas, dois países grandes consumidores de ovos, especialmente pela manhã. A versão desta fritada "dobrada", dourada por fora e "cremosa" por dentro, como só uma omelete perfeita sabe ser, esconde um coração de abobrinha, tomate e tenros espinafres. Perfeito o acompanhamento com a polpa de abacate hass, uma variedade compacta e doce, que torna este prato ainda mais substancioso. Um último toque saboroso com algumas gotas de tabasco e você estará pronto para saborear ou fazer saborear um prato macio e saboroso, talvez acompanhado de croutons crocantes de pão caseiro.
Para preparar a omelete de verduras, comece por lavar delicadamente as folhas de espinafre e deixe secar. Depois, pegue a metade da cebola branca, corte fora a parte inicial 1. Para cortar de maneira mais cômoda, você pode não retirar totalmente a película externa, assim terá um jeito de apoiar a mão durante o corte e será mais fácil fazer fatias muito finas, quase transparentes 2, mantendo a cebola bem firme. Em uma frigideira coloque cerca de 15 g de óleo, adicione a cebola cortada bem fina 3. Misture de vez em quando e deixe caramelizar em fogo médio. A cebola deverá adquirir uma cor dourada delicada, levará cerca de 5-6 minutos.
Enquanto isso, pegue o tomate, corte-o ao meio 4, retire o pedúnculo cortando a parte verde 5 e depois corte em fatias sem dividi-las 6.
Corte a abobrinha ao meio no sentido do comprimento 7; corte cada metade em fatias finas 8. Coloque também as abobrinhas na frigideira assim que as cebolas estiverem translúcidas 9,
aumente ligeiramente o fogo, mexa de vez em quando 10 e cozinhe por cerca de 6 minutos. Quando estiverem prontas, desligue e transfira para uma tigela 11; isso ajudará a esfriar mais rapidamente 12.
Prepare a omelete: em uma tigela, quebre os ovos, adicione uma pitada de sal 13, em seguida, adicione o leite 14 e trabalhe tudo com um batedor manual até que o composto, ao levantar o batedor, forme um fio 15.
Em uma frigideira, aqueça o restante do óleo 16; quando as abobrinhas estiverem ligeiramente resfriadas, adicione-as à mistura de ovos e leite 17, misture e despeje a mistura de ovos na frigideira com o óleo bem quente 18.
Se as abobrinhas estiverem muito concentradas no centro, mova-as apenas no início com uma espátula para redistribuí-las 19. Depois disso, cozinhe em fogo bem baixo e cubra com uma tampa 20; dessa forma, a omelete cozinhará tanto em cima quanto embaixo, mas a parte superior ainda ficará muito macia e um pouco úmida. Se você perceber que está solidificando muito rápido, pode tirar e colocar de volta no fogo em momentos alternados, enquanto prepara os ingredientes restantes. Divida o abacate ao meio 21,
em seguida, retire o caroço 22, corte a polpa interna com uma faquinha, criando tiras regulares 23, em seguida, cave toda a borda interna 24 para então extrair mais facilmente a polpa (faça isso no momento de servir, não muito antes, para evitar que a polpa oxide).
Em poucos minutos sua omelete de verduras estará pronta como base e na superfície ainda "cremosa"; você poderá então deitar sobre uma metade o tomate em fatias e as folhas de espinafre 25.
Feche a omelete, dobrando-a sobre si mesma 28 e cubra novamente com a tampa, cozinhando em fogo muito baixo por mais alguns instantes 29, para que a parte mais úmida possa solidificar ligeiramente. Sua omelete de verduras está pronta: transfira-a para um prato de servir acompanhada de polpa de abacate e tomate, tempere com algumas gotas de tabasco 30. Você também pode servir a omelete de verduras com outro acompanhamento sazonal.