Tagliatelle de omeletes verdes com cogumelos e speck

/5

APRESENTAÇÃO

As tagliatelle de omeletes verdes com cogumelos e speck são uma maneira de trazer para a mesa uma omelete de forma original e "desestruturada".
Depois de saltear cogumelos porcini aromáticos e tiras suculentas de speck na frigideira, adicionam-se as tagliatelle feitas de omeletes de ovos e espinafre, cozidas como se fossem crepes salgadas. Você pode usar a frigideira específica para crepes ou uma frigideira antiaderente normal.
Parecerá um prato principal, mas seus convidados ficarão surpresos ao servir as tagliatelle de omeletes verdes com cogumelos e speck como prato principal ou único, rico em sabores e muito colorido!

INGREDIENTES

Ingredientes para a massa dos omeletes
Leite inteiro 500 ml
Farinha tipo 00 250 g
Espinafre 250 g
Manteiga 40 g
Ovos 3
Sal fino 1 pitada
para untar a frigideira
Manteiga quanto baste
Para o tempero dos omeletes
Cogumelos porcini 300 g
Speck 150 g - uma única fatia
Salsa 10 g
Alho 2 dentes
Azeite virgem extra quanto baste
Caldo de legumes quanto baste - (opcional)

Preparação

Para preparar as tagliatelle de omeletes verdes com cogumelos e speck, comece lavando bem os espinafres em água corrente 2 para remover qualquer resíduo de terra. Escorra-os 2 e recorte cada maço eliminando o talo 3.

Em uma frigideira grande, despeje um fio de azeite e o dente de alho descascado 4. Deixe dourar, depois retire e adicione os espinafres 5. Deixe murchar por alguns minutos e adicione sal 6. Desligue o fogo quando eles amolecerem e reduzirem de volume.

Então transfira os espinafres cozidos para o mixer 7, ligue as lâminas e transforme os espinafres em creme 8, depois reserve. Comece a preparar a massa das omeletes: numa tigelinha despeje os ovos inteiros 9.

Bata os ovos com um garfo 10 e reserve. Enquanto isso, em uma tigela grande peneire a farinha 11, adicione o sal 12

despeje o leite aos poucos 13 e depois os ovos previamente batidos 14. Em uma panelinha, derreta a manteiga em fogo bem baixo; deixe esfriar um pouco e adicione à massa das omeletes 15.

Misture a massa com um batedor elétrico 16 ou um batedor manual, até obter um creme liso e homogêneo 17. Então despeje na massa também o creme de espinafre 18.

Misture com uma espátula para incorporar bem o composto (19-20). Aqueça uma frigideira para crepes ou uma frigideira antiaderente de 20 cm de diâmetro; unte o fundo com manteiga (use um pedaço de papel toalha para untar uniformemente a frigideira); então despeje uma concha da massa 21.

Deixe a crepe cozinhar por cerca de 1 minuto ou até que o lado em contato com o fundo da frigideira esteja levemente dourado; durante o cozimento, agite a frigideira de vez em quando para soltar a crepe do fundo. Em seguida, vire para o outro lado 22 e cozinhe por mais um minuto. Proceda assim até terminar a massa. À medida que vai preparando, você pode empilhar as crepes em um prato raso e cobri-las com filme plástico enquanto continua a preparação. Passe então ao recheio: numa tábua corte o speck em fatias e depois em tiras de cerca de meio cm de espessura e reserve 23. Em seguida, limpe os cogumelos porcini, retirando delicadamente a terra raspando o talo com uma faquinha, passando depois um pincel de cozinha e um pano para limpar também o chapéu (para essas operações você pode consultar a Escola de Cozinha: como limpar cogumelos porcini). Em seguida, corte os cogumelos em fatias de meio cm 24.

Em uma frigideira larga, despeje um fio de azeite e pique um dente de alho 25. Adicione também a salsinha previamente picada 26 e deixe fritar por alguns instantes. Em seguida, adicione os cogumelos 27

misture e deixe dourar em fogo alto. Depois adicione uma concha de água quente ou caldo de legumes 28 e cozinhe por 5 minutos. Neste ponto, adicione também o speck 29. Mexa de vez em quando 30 e cozinhe tudo por mais 5-10 minutos.

Se os cogumelos e o speck tendem a secar demais, você pode adicionar uma concha de água quente ou caldo de legumes 31. Desligue o fogo e reserve o recheio por um momento. Passe a criar as tagliatelle de omeletes: numa tábua coloque cada omelete e enrole sobre si mesma 32. Em seguida, corte em tiras de cerca de 1 cm de espessura 33.

Quando você tiver feito as tagliatelle de omeletes 34, pode adicioná-las na frigideira 35 e ligar o fogo médio para saltear por alguns instantes as tagliatelle de omeletes verdes com cogumelos e speck para que peguem sabor. Desligue e sirva o prato quente ou morno 36!

Conservação

As tagliatelle de omeletes verdes com cogumelos e speck são excelentes se consumidas assim que feitas.
Podem ser conservadas na geladeira cozidas por no máximo 1-2 dias.
A massa das omeletes pode ser armazenada crua na geladeira por no máximo 1 dia, fechada em um recipiente hermético.
As omeletes cozidas e não temperadas podem ser congeladas.

Conselho

A cozinha é mágica: a omelete se transforma em crepe, depois em tagliatelle, depois em uma maravilha para o paladar. Vale a pena experimentar, sem dúvida. Escolha como aperfeiçoar tanta delícia: substituir o speck por bacon, adicionar algumas batatas (para pular com os cogumelos) ou usar outros recheios, talvez os legumes da estação, para uma versão vegetariana.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.