Paccheri aos 3 tomates

/5

APRESENTAÇÃO

Os Espaguete ao molho de tomate, na sua simplicidade, representam a essência da cozinha italiana. Da criatividade da chef Rosanna Marziale nasce uma deliciosa releitura, os paccheri aos 3 tomates! Um primeiro prato realizado exclusivamente com ingredientes locais, começando pelos principais protagonistas: os tomates San Marzano e os tomatinhos datterini encontram os tomatinhos del Piennolo do Vesúvio, um produto típico campano caracterizado por uma polpa pouco aquosa e uma casca particularmente firme e compacta. Spaghetti aos três tomates preparados de três maneiras diferentes para apreciar ao máximo suas características, realçadas pelo toque fresco e delicado do leite de mozzarella de búfala. Qual formato de massa escolher para capturar todos os sabores e aromas deste molho? Obviamente os paccheri de Gragnano que, como se diz, devem "soar na boca"! Siga as instruções da receita e garantimos que com os paccheri aos 3 tomates você saboreará uma verdadeira sinfonia…

INGREDIENTES

Paccheri 290 g - de Gragnano
Tomates San Marzano 350 g - descascados
Tomates 350 g - do Piennolo do Vesúvio
Tomates datterini 150 g
Mozzarella de búfala 40 g - (apenas o leite)
Alho 1 dente - (pochê)
Amido de arroz 1 colherinha
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Para o óleo de chalota
Azeite virgem extra 200 g
Chalota 1

Preparação

Para preparar os paccheri aos 3 tomates, comece refogando um dente de alho com casca em uma frigideira com um fio de óleo 1, depois adicione os tomates San Marzano 2 e deixe ferver por alguns minutos 3.

Prepare o óleo aromatizado com chalota: limpe e corte a chalota em 4 partes 4, depois coloque-a em uma panela junto com o azeite 5. Deixe ferver e refogue brevemente 6, então retire a panela do fogo e deixe esfriar.

Enquanto isso, corte ao meio os tomatinhos del Piennolo 7 e coloque-os em uma grelha bem quente com o lado da pele voltado para baixo. Tempere com um fio de óleo 8 e grelhe até que a pele esteja chamuscada 9.

Transfira os tomatinhos grelhados para uma tigela e elimine as partes mais queimadas que poderiam dar um gosto amargo ao molho 10. Adicione o óleo com a chalota 11, sal 12 e pimenta.

Misture e bata tudo com um mixer de imersão 13, depois coe a mistura obtida através de uma peneira 14 para obter uma consistência lisa e homogênea 15.

Por fim, coloque os tomatinhos datterini, que você já mergulhou em uma tigela com água, em uma frigideira já quente sem óleo 16. Cozinhe em fogo alto por alguns minutos perfurando-os com um garfo para que murchem levemente 17. Ferva uma panela de água salgada onde você vai cozinhar os paccheri 18.

Enquanto isso, divida uma mozzarella de búfala ao meio (você precisará de 40 g) e esprema-a em uma tigela para extrair o leite 19. Adicione o amido de arroz 20 e misture com um mixer de imersão 21.

Neste ponto, retire o alho do molho de San Marzano 22 e ajuste o sal. Adicione os paccheri escorridos al dente 23 e regue com quase todo o leite de mozzarella 24.

Sacuda a massa para misturá-la ao molho 25, depois proceda com a montagem: coloque nos pratos os paccheri ao molho de San Marzano 26 e tempere cada um com o molho de tomatinhos del Piennolo grelhados 27.

Complete com o leite de mozzarella restante 28 e os datterini 29. Seus paccheri aos 3 tomates estão prontos para serem servidos 30!

Conservação

Recomenda-se consumir os paccheri aos 3 tomates imediatamente. Como alternativa, podem ser armazenados na geladeira por um dia.

Conselho

Depois de extrair o leite, você pode usar a mozzarella de búfala restante para temperar uma Pizza Margherita ou para fazer outras receitas apetitosas... como os Nhoque à sorrentina, por exemplo!

Produtos típicos campanos

  • Tomates del Piennolo

Os tomates del Piennolo do Vesúvio são cultivados nas encostas do vulcão. São tomates com casca bastante espessa, possuem uma ponta na base e geralmente são pendurados em cachos nas adegas ou nas casas, de forma que aos poucos, à medida que as semanas e os meses passam, percam água. Podem ser consumidos durante todo o ano simplesmente adicionando-os às receitas levemente escaldados ou salteados. Por exemplo, também em um aromático espaguete com vôngole!

  • San Marzano

Os tomates San Marzano são um produto de Denominação de Origem Protegida, originário do Agro Sarnese-Nocerino. É bastante raro encontrá-los no mercado, como clientes privados, pois a maior parte da produção é destinada à exportação ou ao setor de restauração. No entanto, é possível encontrar variedades semelhantes ao San Marzano igualmente ótimas para fazer o molho com os pelados ou para uso em receitas.

  • Mozzarella de búfala campana

Outro produto de excelência da região, esta mozzarella é um queijo fresco de massa filada (o único a ter obtido o reconhecimento europeu da "DOP"), produzido exclusivamente com leite de búfala nas áreas de Caserta, Benevento, algumas áreas do napolitano e algumas partes do Lácio (como Latina e Frosinone). A cor é branca porcelana, sua parte externa é finíssima.

 

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.