Parmigiana de vegetais de inverno

/5

APRESENTAÇÃO

Estamos acostumados a conhecer e usar o queijo Casera para as famosas receitas valtellinesas como os Pizzoccheri e os Sciatt. Contudo, hoje pensamos em surpreender você com uma receita realmente deliciosa. Visto que se trata de um queijo tipicamente usado para receitas de estações frias, e dado também o nosso amor pelo verão, pensamos nesta saborosa parmigiana de vegetais de inverno. Basicamente uma releitura da Parmegiana de berinjela que em toda a sua bondade conquistou gerações inteiras, dividindo-as entre os puristas que amam a versão frita e aqueles que preferem uma versão mais Parmegiana de berinjela grelhada. Por esse motivo, decidimos agradar um pouco a todos. De um lado, vegetais assados no forno, do outro, uma colorida e saborosa manteiga noisette. Para unir tudo, temos o rico queijo Casera. Você descobrirá que entre essas camadas irresistíveis de cor se esconde um sabor que é irresistível: todos vão querer repetir! Parmigiana de vegetais de inverno, aqui está a nossa versão: experimente conosco!

INGREDIENTES
Ingredientes para uma assadeira de 22x22 cm
Couve-flor 500 g
Beterraba 300 g
Funcho 500 g
Abóbora 400 g
Repolho quanto baste - ( as folhas inteiras)
Valtellina Casera 300 g
Parmigiano Reggiano DOP 100 g
Manteiga 50 g
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta preta quanto baste
Sálvia alguns - folha
Alecrim 1 raminho
Alho 1 dente

Preparação

Para preparar a parmigiana de vegetais de inverno, comece limpando todos os vegetais. Todos devem ser cortados com 0,5 cm de espessura e assados em forno pré-aquecido em modo estático a 200° por cerca de meia hora. Se você tiver mais assadeiras, poderá assar todos os vegetais trocando as posições das assadeiras na metade do tempo de cozimento; caso contrário, poderá fazer várias fornadas. Comece com a abóbora. Depois de descascá-la 1 e retirar a parte central, corte-a 2 e disponha na assadeira temperando com óleo, sal e pimenta. Para a abóbora, pode levar de 20 a 25 minutos, portanto, é aconselhável ficar de olho no cozimento 3.

Em seguida, passe para o funcho, eliminando a base e a folha externa 4, depois corte 5 e disponha na assadeira com papel manteiga, temperando novamente com óleo, sal e pimenta 6.

O mesmo vale para a couve-flor (7-8), lembrando que o tempo de cozimento pode ser um pouco mais longo. E, por fim, passe para a beterraba. Para manuseá-la, recomenda-se usar luvas para não manchar as mãos. Retire a casca com um descascador 9.

e corte em fatias 10. Disponha na assadeira com papel manteiga e tempere com sal, pimenta e óleo 11. Enquanto todos os vegetais cozinham, obtenha fatias finas do queijo Casera usando um ralador 12.

Por fim, prepare a manteiga noisette aromática. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio, adicionando as ervas aromáticas 13 e o dente de alho com casca e ligeiramente esmagado 14. Assim que adquirir a cor de avelã 15,

coei-a e reserve 16. Não descarte a sálvia, você poderá picá-la e usá-la depois 16. Neste ponto, a abóbora 17, o funcho 18,

a couve-flor 19 e a beterraba 20 estarão prontos. Em uma travessa de 22x22 cm, comece a dispor os vegetais 21.

criando uma camada uniforme com todos os tipos 22, cubra com as folhas de repolho 23 e ajuste com uma pitada de sal. Por fim, disponha algumas fatias de queijo Casera e o queijo ralado 24.

Repita as camadas até terminar os ingredientes (conclua a última camada com queijo Casera e queijo ralado) (25-26), então regue com a manteiga noisette 27.

Polvilhe com as folhas de sálvia frita picadas 28 e uma pitada de pimenta 29. Asse em forno quente por mais 35 minutos a 180° e você poderá finalmente saborear sua parmigiana de vegetais de inverno 30.

Conservação

Você pode conservar a parmigiana de vegetais de inverno na geladeira por no máximo 2-3 dias.
Pode preparar os vegetais algumas horas antes, mas evite passar muito desse tempo, pois eles podem mudar de consistência e cor.
Não recomendamos congelar, pois os vegetais podem amolecer demais depois. Se preferir, você pode fazer um teste.

Conselho

Beterrabas de Chioggia, aipo-rábano, cenouras, cebolas, brócolis: são infinitas as combinações de vegetais para experimentar nesta receita. Misture cores e texturas, mas não se esqueça do básico: assar, não cozinhar, e cobrir com bastante queijo.
Se você não conseguir encontrar o queijo Casera para fazer sua parmigiana de vegetais de inverno, então poderá substituí-lo tranquilamente por um queijo de leite semidesnatado, uma fontina não muito forte ou um pecorino pouco maturado.
Uma nota de crocância muito agradável será dada por frutas secas tostadas na frigideira e inseridas entre as várias camadas.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.