Pici toscani

/5

APRESENTAÇÃO

Os pici toscanos são um tipo de massa fresca, semelhante ao espaguete, mas mais grossos. Preparados apenas com água, farinha e óleo, são fáceis de fazer e combinam com muitos molhos. Uma das receitas mais clássicas é certamente a de pici all'aglione, mas a Pici com farinha de rosca também é muito tradicional. Hoje vamos mostrar como preparar os pici em casa, você não precisará de equipamentos especiais para fazê-los, basta amassar à mão e dar à massa a forma típica em qualquer superfície de trabalho. Vamos acompanhá-los com um molho simples de alho, para permitir que todos possam prepará-los, já que nem sempre é fácil encontrar o aglione. Em pouco tempo, você terá preparado um delicioso prato principal, perfeito para o almoço de domingo!

Descubra também estas receitas apetitosas com os pici:

  • Pici cacio e pepe
  • Pici com ragù de cogumelos e nozes
  • Pici com tomatinhos e ricota ao aroma de limão

INGREDIENTES

Farinha tipo 0 400 g
Água 200 g
Azeite virgem extra 20 g
para o molho
Alho 3 dentes
Tomates pelados 500 g - (ou polpa de tomate)
Azeite virgem extra quanto baste
Sal fino quanto baste
Pimenta fresca 1

Preparação

Para preparar os pici toscanos, coloque a farinha sobre uma bancada e crie a clássica forma de vulcão. Primeiro, despeje a água 1 e comece a misturar com um garfo 2. Em seguida, adicione também o óleo 3.

Sove por cerca de 6-7 minutos 4, até obter uma massa homogênea 5. Envolva em filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Após os 30 minutos, pegue uma parte da massa e esprema-a primeiro com as mãos 6.

Estenda-a com um rolo até atingir uma espessura de cerca de 1 cm 7 e corte em tiras com cerca de 1 cm de largura 8. Agora forme os pici: enrole as tiras individualmente sobre a superfície de trabalho para formar espaguetes grandes e longos 9.

Coloque-os gradualmente em uma bandeja com um pano bem enfarinhado para não grudarem entre si 10. Agora passe para o molho. Corte em fatias tanto a pimenta 11 quanto os dentes de alho 12.

Despeje o azeite de oliva em uma panela antiaderente 13, depois adicione os dentes de alho e a pimenta 14. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 15-20 minutos para que o alho cozinhe suavemente. Quando estiver macio, esmague-o 15.

Adicione a polpa de tomate 16 e o sal 17. Deixe cozinhar por mais 15 minutos 18.

Cozinhe os pici em bastante água salgada por cerca de 6-7 minutos, depois escorra-os e coloque-os no molho 19. Misture bem os pici, salteando-os 20, e sirva-os 21.

Conservação

Se desejar congelar os pici, endureça-os primeiro no freezer, estendidos sobre uma bandeja enfarinhada, depois transfira-os para sacos, garantindo que não sejam quebrados.

Os pici toscanos temperados podem ser conservados na geladeira por, no máximo, um dia.

Trattoria Fonte Giusta

"Fonte Giusta" é uma trattoria localizada no coração histórico de Siena, onde a escolha das matérias-primas e a genuinidade são algo em que os hóspedes, italianos e estrangeiros, ainda podem confiar. O pão feito em casa, a massa fresca feita à mão, os molhos e as receitas da tradição senesa, assim como pratos que mudam de acordo com a sazonalidade, fazem da Fonte Giusta "um refúgio para os românticos da mesa", como gosta de defini-la o chef Giuseppe Chiarelli, também conhecido como Chef Pino.

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.