Pici com farinha de rosca

/5

APRESENTAÇÃO

A Toscana é uma região com muitos recursos, berço de grandes cientistas, escritores, poetas e também de tradições gastronômicas ligadas aos produtos típicos do território... como por exemplo o azeite, protagonista desta receita: os pici com migalhas! Os pici toscanos são um formato típico de massa fresca semelhante a espaguetes grossos, feito com farinha, água e azeite, rigorosamente extravirgem de oliva. Entre os molhos mais clássicos encontramos certamente os pici all'aglione e, justamente, os pici com migalhas, um prato principal simples onde a qualidade dos ingredientes faz a diferença. Miolo de pão amanhecido tostado na frigideira e temperado com alho, azeite e pimenta, uma preparação simples e rústica que conquistará todos com seu sabor marcante... você verá, não sobrará nem uma migalha!

Não perca também estas receitas com pici:

  • Pici com ragu de cogumelos e nozes
  • Pici cacio e pepe
  • Pici com tomatinhos e ricota ao aroma de limão

INGREDIENTES

Para os pici
Farinha tipo 00 350 g
Sêmola de trigo duro remacinada 170 g
Água 300 g - morna
Azeite virgem extra 20 g
Sal fino 1 pitada
Para polvilhar
Sêmola de trigo duro remacinada quanto baste
Para o molho
Pão toscano 200 g - dormido (o miolo)
Azeite virgem extra 80 g
Alho 2 dentes
Pimenta fresca ½
Sal fino 1 pitada
Para servir
Salsa quanto baste
Pimenta fresca quanto baste
Azeite virgem extra quanto baste

Preparação

Para preparar os pici com migalhas, primeiro prepare a massa fresca: despeje a farinha e a sêmola na bancada 1 e crie a clássica forma de fonte 2, depois adicione gradualmente a água morna 3.

Sove com as mãos para incorporar gradualmente o líquido 4, depois adicione o sal 5 e o azeite 6.

Continue adicionando água e trabalhando com as mãos 7 até obter uma massa lisa e elástica 8. Envolva em filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos 9.

Após o tempo de descanso, divida a massa em pequenas porções 10 e estenda com as mãos para formar cordões com o comprimento aproximado de um espaguete 11; não se preocupe se a massa tender a retrair, é normal. Coloque os pici em uma bandeja polvilhada com sêmola 12.

Agora dedique-se ao molho: retire o miolo de um pão amanhecido 13 e reduza-o a pedaços com os dedos 14. Corte os dentes de alho em fatias 15 e a pimenta fresca em rodelas.

Aqueça o azeite em uma frigideira, adicione o alho e a pimenta 16 e deixe temperar por alguns minutos 17. Quando o alho estiver dourado, retire-o da frigideira junto com a pimenta 18.

Despeje as migalhas de pão na frigideira 19, adicione sal 20 e toste, mexendo frequentemente 21. Quando as migalhas estiverem douradas, desligue o fogo.

Enquanto isso, leve uma panela com água salgada ao ponto de fervura e cozinhe os pici por 6-8 minutos 22. Molhe as migalhas com uma concha da água do cozimento da massa 23, depois escorra os pici diretamente na frigideira 24.

Retorne a frigideira ao fogo e salteie tudo até que o líquido seja absorvido 25. Finalmente, misture com um fio de azeite 26 e rale pimenta fresca a gosto 27.

Emprate e complete com salsinha picada 28 e um fio de azeite 29. Seus pici com migalhas estão prontos para serem servidos 30!

Conservação

Recomenda-se consumir imediatamente os pici com migalhas.

Os pici frescos podem ser conservados por 1 dia em temperatura ambiente, mantendo-os entre dois panos de prato polvilhados com farinha de trigo duro. Como alternativa, você pode congelá-los crus, colocando-os em uma bandeja polvilhada com farinha de trigo duro e deixando endurecer no freezer, depois transfira para sacos plásticos, tomando cuidado para não quebrá-los.

Conselho

Se preferir, você pode adicionar uma pitada de Pecorino toscano ralado antes de servir seus pici com migalhas.

Se o seu pão estiver amanhecido há mais de um dia e você tiver dificuldade em quebrar o miolo, você pode passar a crosta no processador por alguns instantes!

Para a tradução de alguns textos, podem ter sido utilizadas ferramentas de inteligência artificial.